Educação: Emoção e alegria marcam a formatura do Proerd em Pescaria Brava

Na noite de segunda-feira, 05, foi realizada em Pescaria Brava, a formatura do Programa Educacional de Resistência às Drogas e a Violência (Proerd).

Autoridades e muitas famílias prestigiaram a solenidade, que aconteceu no salão paroquial da comunidade de Siqueiro, recepcionadas pelo Comandante da Guarnição Especial da Polícia Militar de Laguna, Tenente Coronel Jefer Francisco Fernandes e pela Secretária de Educação, Cultura e Esportes, Mariléa Souza dos Santos.

A realização do evento é devida ao esforço integrado da Polícia Militar, poder público estadual e municipal, escolas e famílias.

Aproximadamente 190 alunos de escolas públicas da rede municipal e estadual participaram da formatura.

Durante o semestre as aulas foram ministradas pelos instrutores Sargento Ubirajara e Sargento Rodrigo.

O programa consiste em atividades educacionais ministradas com base em um aprendizado cooperativo e tarefas interativas, visando auxiliar o aluno a reconhecer e resistir as pressões diretas e indiretas, que levam ao consumo de drogas ou a participação em atividades violentas, através do desenvolvimento das habilidades de comunicação, auto-estima, tomada de decisões e resoluções de conflitos de forma pacífica.

Em seu pronunciamento o Tenente Coronel Jefer Francisco Fernandes falou que com a iniciativa do Programa, a Polícia Militar acredita que está consolidando valores essenciais para a construção de uma sociedade mais fraterna, justa e resistente às seduções das drogas e da violência.

Já a Secretária Mariléa em seu pronunciamento teceu agradecimentos aos instrutores, diretores, professores e as famílias dos alunos formandos.

“Para os nossos alunos o programa é importantíssimo, o Proerd é digno de aplausos”, concluiu Mariléa.

Durante as aulas as crianças realizaram um trabalho que consistia em fazer uma redação, onde três delas foram escolhidas e seus autores, Gabriel da Conceição Julião, João Rafael Machado e Raissa Suellen Alexandre foram homenageados durante a formatura, tendo como prêmio uma bicicleta.

Aconteceu ainda o sorteio de vários prêmios, apresentação de um coral formado por alunos da Escola de Sertão da Estiva e encerrou-se com um momento mágico, principalmente para as crianças, com a entrada da mascote do Proerd, o Proerdito.