4º Encontro Consciência Negra celebra cultura e ancestralidade em Pescaria Brava
Nos dias 19 e 20 de novembro, a Pescaria Brava foi palco de uma grande celebração à cultura afro-brasileira durante o 4º Encontro Consciência Negra – Luiz João Clemência . O evento, realizado no Centro de Convivência do Marcão, reuniu crianças, jovens e adultos em uma programação que combina educação, arte e reflexão, promovendo a valorização da história e das contribuições do povo negro para a sociedade.
Educação e cultura no primeiro dia –
No dia 19, as atividades foram externas para os estudantes da Educação Infantil e Ensino Fundamental, com oficinas e dinâmicas que conectaram os participantes às tradições africanas. Entre os destaques estavam a confecção de turbantes, oficinas de arte africana, como pintura de máscaras e objetos de barro, e rodas de conversa que abordaram a rica história dos quilombos.
As crianças também se encantaram com apresentações de capoeira, que resgataram uma das mais importantes expressões culturais de resistência. O dia foi encerrado com um coffee break especial, trazendo sabores típicos da culinária africana.
Dia da Consciência Negra com atrações para todos –
No dia 20 de novembro, em celebração ao Dia da Consciência Negra, o evento abriu suas portas para toda a comunidade. A programação contou com apresentações vibrantes de danças e músicas africanas realizadas pelo Grupo Boca da Noite, capoeira com o Grupo Herança Cultural e a presença de transcistas, que evidenciaram a beleza e o simbolismo das tranças afro.
Uma roda de conversa com a Dra. Cida Clemêncio trouxe reflexões profundas sobre ancestralidade e identidade negra, enquanto uma feijoada tradicional africana encerrou a celebração com um sabor especial de união.
Um marco para a valorização da cultura negra –
O 4º Encontro Consciência Negra foi uma iniciativa da Cabana Literária e do Quilombo Terra de Miciúm, com apoio da Prefeitura de Pescaria Brava e financiamento da Lei Aldir Blanc. mais do que um evento, a ação se consolida como um espaço de aprendizado e conexão, reafirmando o compromisso com a valorização da história e da cultura do povo negro.