1º de dezembro dia Mundial de Combate a AIDS

          O dia 1° de dezembro é o dia mundial de combate à AIDS (Acquired Immune Deficiency Syndrome). 

A AIDS é uma doença que ataca o sistema imunológico, permitindo que seu organismo fique fragilizado, podendo ser contaminado com o vírus de várias outras doenças.

 Instituído no final da década de oitenta, o dia primeiro de dezembro une pessoas do mundo todo a fim de fazer um manifesto de conscientização sobre a doença e seus maiores problemas. 

Em Pescaria Brava, a Secretaria de Saúde, através da coordenação de epidemiologia, programou para a próxima segunda-feira, 01º, uma ação, visando conscientizar e orientar os bravenses. 

O evento ocorrerá no pátio do Auto Posto Santiago, na localidade de Santiago, às margens da BR101, entre 08h:30m e 17h.  

No local será montada uma tenda que contará com profissionais da área da saúde e serão entregues materiais explicativos, de prevenção, orientações e esclarecimentos sobre a doença.

Saiba mais: 

As formas de contágio são através de uso compartilhado de seringas, alicates de unha, instrumentos não esterilizados que furam e cortam, gravidez de mulheres infectadas e, principalmente, relações sexuais.

As transfusões de sangue também são uma forma de contágio, mas no Brasil este risco chega a quase zero. 

Os principais sintomas da doença são: diarreias, herpes, infecções cerebrais e o aparecimento de câncer. Além desses, como o organismo da pessoa infectada encontra-se muito fraco e debilitado, surgem outras doenças como gripes, pneumonia, tuberculose, meningite e demência – já em estágio bem mais avançado. 

O tratamento da doença é feito através de um coquetel de drogas, descoberto em 1995. Além disso, os pacientes necessitam de acompanhamento médico constante, além de auxílio nas áreas da psicologia, psiquiatria, serviço social, nutrição e outras.