Pescaria Brava realizou caminhada para orientar o combate à dengue
A secretaria de Saúde de Pescaria Brava, através do Programa Municipal de Combate à Dengue, realizou na manhã desta sexta-feira,05, uma caminhada pelas ruas da localidade de Barreiros.
O objetivo foi de conscientização da população sobre a importância do combate à proliferação do mosquito que transmite a doença.
O evento que contou com profissionais da secretaria, saiu às 9h do ESF de Barreiros e seguiu até o Posto Policial Militar.
A Polícia Militar acompanhou a caminhada dando segurança aos participantes e orientando o trânsito.
Fique atento aos cuidados:
§ Caixa d’água vedada evita a entrada ou saída do mosquito.
§ Galões, tonéis, poços, latões, lixeiras e tambores devem ser totalmente vedados, inclusive aqueles usados para água de consumo.
§ Ralos limpos e com aplicação de telas, evitam o surgimento de criadouros.
§ Vasos sanitários fora de uso ou de uso eventual devem ser tapados e verificados semanalmente.
§ Plantas como bambús, bananeiras, bromélias, gravatás, espada de são Jorge e outras semelhantes também podem acumular água.
§ Na área de serviços, baldes virados de boca para baixo evitam o acúmulo de água.
§ Lonas usadas para cobrir objetos ou entulhos, bem esticadas evitam a formação de poças d’água.
§ Piscinas e fontes devem ser limpas e tratadas com auxílio de produtos químicos específicos.
Febre CHIKUNGUNYAA
Febre do Chikungunya ( é uma doença transmitida por mosquitos do gênero Aedes, sendo Aedes aegypti e Aedes albopictus os principais vetores. Na fase aguda da doença os sintomas aparecem de forma brusca e compreendem febre alta, artralgia (dor em uma ou mais articulações do corpo que não gera inflamação predominantemente nas extremidades e nas grandes articulações), cefaleia e mialgia.
Também é frequente a ocorrência de exantema maculopapular (manchas avermelhadas e bolhas). O período médio de incubação da doença é de três a sete dias (podendo variar de 1 a 12 dias). Os sintomas costumam persistir por 7 a 10 dias, mas a dor nas articulações pode durar meses ou anos e, em certos casos, converter-se em uma dor crônica incapacitante para algumas pessoas.