Com cartazes e sorriso no rosto crianças fazem alerta no dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração de Crianças e Adolescentes

Para marcar o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, celebrado na quarta-feira (18), os alunos do 3º ano da Escola de Educação Básica Luís Pacheco dos Reis, da localidade de Barreiros, confeccionaram cartazes e foram orientados por assistente sociais de como devem proceder se, por acaso, enfrentarem algum problema nesse sentido.

O objetivo é chamar a atenção da população para alertar sobre o problema da violência sexual e também para que as crianças sejam orientadas sobre os seus direitos.

A iniciativa partiu da Secretaria de Assistência Social de Pescaria Brava e foi executada pela secretária adjunta Vanessa Fernandes, assistente social Rosinete Sá e Bruna Machado com o auxílio de professores e diretora da unidade escolar.

Os cartazes confeccionados foram utilizados na caminhada em apoio ao Dia Nacional de Luta contra o Abuso e a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes em Pescaria Brava.

Em caso de ocorrências, as denúncias poderão ser feitas ao Conselho Tutelar, através do fone 3646 2067, no CRAS, fone 3644 4380, Delegacia, Polícia Militar ou através do Disque 100.

O Conselho Tutelar e o CRAS ficam localizados no centro de Pescaria Brava, próximo a Igreja.

O Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes foi instituído por lei federal, quando a menina Araceli, de apenas 8 anos, no dia 18 de maio de 1973 foi raptada, drogada, estuprada, morta e carbonizada por jovens da classe média alta de Vitória (ES). O assassinato foi prescrito e, com isso, os criminosos não foram penalizados.