A função de uma merendeira é ser responsável pela confecção dos alimentos, limpeza e organização da cozinha. É ela a responsável pela manipulação dos alimentos recebidos nas unidades escolares para a elaboração da merenda.
Quando falamos em manipulação, consideramos o recebimento, armazenamento e preparo dos alimentos. Para cada um há regras e critérios específicos que a merendeira deve estar atenta, sempre sob a orientação técnica da(o) nutricionista responsável.
Do recebimento e armazenamento. Todo alimento recebido deve ser armazenado em local limpo, arejado e organizado. A merendeira é responsável por organizar e manter o estoque de alimentos, utilizando a regra do “PVPS”, ou seja, o produto que primeiro vence é o primeiro a sair. Além deste requisito, a merendeira é responsável por etiquetar todos os produtos que foram abertos e acondicionar em recipientes individuais.
Do preparo. Para preparar os alimentos, o local de manuseio dos alimentos e seus instrumentos (como panelas, talheres e louças em geral) devem estar devidamente higienizados. A merendeira deve estar utilizando os equipamentos de proteção individual, como toucas, avental e luvas.