Ovo: nutritivo, barato e acessível a todos
Muitos estudos comprovam os benefícios que o ovo traz para saúde dos indivíduos de todas as idades. Na infância, ele é primordial para o crescimento e desenvolvimento das crianças, além de ser um alimento saudável, saboroso, versátil para variadas receitas, barato e acessível a todos.
Quando a criança nasce, o ideal é o aleitamento materno exclusivo até os 6 meses de idade.A partir desse período devem-se incluir novos alimentos de forma gradual. As primeiras refeições que devem ser oferecidas às crianças precisam ser em formas de papas e, com o passar do tempo, a textura deve ser alterada para alimentos menos amassados, até que elas consigam consumir os mesmos alimentos consumidos pelos adultos.
Na infância, as necessidade de proteínas são maiores no organismo, pois elas participam diretamente na formação e no crescimento de diversos tecidos. Devido a isso, o ovo tem papel muito interessante, já que cada unidade fornece 6g de proteína de alto valor biológico. Outro ponto importante é que ele é um alimento que o corpo tem facilidade de digestão e absorção. Além de possuir proteína, também contém carboidratos, lipídeos (gorduras), vitaminas e sais minerais.
Benefícios:
- Combate à anemia;
- Previne câncer;
- Protege a visão;
- Protege os ossos;
- Protege a memória, entre outros benefícios.
Se o ovo ainda não faz parte dos seus hábitos alimentares, então comece a incluí-lo para que possa obter todos esses benefícios.
Curiosidade:
- Para saber se um ovo esta novo ou velho, coloque-o em um copo. Se afundar, OK. Se boiar, DESPREZE: ele está velho e não deve ser consumido.
- Para saber se um ovo já cozinhou, basta girá-lo. Se ele girar facilmente, está cozido;se oscilar, está cru.