Secretaria de Agricultura alerta criadores de bovinos para vacinação contra a raiva
Após a confirmação de alguns casos de raiva na cidade de Pescaria Brava, na última semana, a Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária, Pesca e Turismo, informa que estará vacinando todos os bovinos e equinos do município, gratuitamente.
Desta forma, a secretaria solicita que todos os pecuaristas compareçam até a sede da pasta, localizada na Rodovia SC-437, KM 08, Centro de Pescaria Brava, para efetuar um cadastro e indicar a quantidade de bovinos e equinos, que cada um possui. Logo após o registro, o veterinário seguirá até a propriedade, para realizar a primeira etapa da vacina. O reforço da mesma será executado após 30 dias.
Vale salientar que, os casos de raiva em bovinos foram confirmados através de exames laboratoriais, realizados em parceria com a Cidasc. Além disso, visando amenizar o problema, foram colocadas armadilhas em pontos estratégicos, contendo pasta vampiricida. “Com este processo, quando alguns morcegos hematófagos, principal transmissor da raiva animal, chegaram neste local, eles se contaminarão com a pasta e matarão todo o ninho, por hemorragia. Isso acontecerá, já que os morcegos se lambem uns aos outros. Porém, para evitar que mais bovinos e equinos sejam afetados, pedimos aos criadores que fiquem atentos ao assunto e que informem a secretaria, caso presenciem novos casos”, explicou o secretário Frederico Durante Honorato.
A Secretaria de Agricultura, Pecuária, Pesca e Turismo informa ainda que, estará realizando reuniões e palestras nas comunidades a partir desta semana, para maiores esclarecimentos, juntamente com os técnicos da pasta e representantes da CIDASC.
Sobre a Raiva
A raiva é uma doença viral, que atinge mamíferos como bois, cavalos, macacos e, também o homem. É causada por um vírus presente na saliva de animais doentes, sendo mortal para animais e homens. Geralmente é transmitida através da mordida de um animal infectado, ou através do contato com a saliva. Os principais sinais indicativos da doença são: mudanças de hábitos, mudança de comportamento, salivação abundante, dificuldade de engolir, falta de coordenação motora e paralisia das patas traseiras.