Técnicos da secretaria de Educação visitam Escolas da rede municipal
Pensando na escola como uma instituição comprometida com a construção de uma sociedade mais democrática e menos desigual, a atual gestão da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esportes com o apoio da Prefeitura Municipal vem desenvolvendo várias estratégias para efetivar uma política pública de educação que visa uma escola pública de qualidade, garantindo a todos o direito de aprender.
Por isso, a partir desta semana, a coordenadora administrativa, Rose Maria Espíndula e a coordenadora de ensino, Carine Borges, da Secretaria de Educação, irão visitar as escolas da rede municipal, para fazer um acompanhamento relacionado ao Pnaic – Pacto Nacional da Alfabetização na Idade Certa.
“Nosso trabalho será o de fazer um acompanhamento pedagógico através de questionamentos junto aos diretores e professores do ensino fundamental 1 e 2 da rede municipal”, relata Carine.
Os profissionais da secretaria de Educação, visitam as escolas para dialogar com os professores sobre a formação geral, atividades propostas, as reflexões provocadas, enfim, acompanhar as atividades dos professores alfabetizadores junto às crianças do Ciclo de Alfabetização, com vistas aos encaminhamentos necessários.
Rose Maria Espíndula que também é coordenadora do Pnaic em Pescaria Brava, ressalta que a alfabetização é, sem dúvida, uma das prioridades nacionais no contexto atual, pois o professor alfabetizador tem a função de auxiliar na formação para o bom exercício da cidadania.
“Nossos professores recebem além do acompanhamento, orientações de estudo que serão automaticamente repassadas aos alunos”, completou Rose.
Para o secretário Sandro Matias da Cunha, é preciso investir na formação e no acompanhamento dos professores, pensando em fortalecer essa política de educação.
“Uma educação fortalecida. Esse é o nosso compromisso com o povo bravense”, destacou Sandro.
Cronograma de acompanhamento:
Dia 17/09 – Período Vespertino – E.E.B. Luis Pacheco dos reis
Dia 22/09 – Período Vespertino – E.E.B Ponta das Laranjeiras
Dia 23/09 – Período Vespertino – E.E.B Taquaraçu
Dia 29/09 – Período Vespertino – E.E.F Honorata Freitas e E.E.F Pedro Francisco da Silva
Dia 30/09 – Período Vespertino – E.E.F Ribeirão da Pescaria Brava
Dia 01/10 – Período Vespertino – E.E.B Paulo Carneiro
Dia 02/10 – Período Matutino – E.E.B Professora Tomázia Mendonça Fernandes e E.E.F Pedro Francisco da Silva
Dia 03/10 – Período Vespertino – E.E.B Professora Tomázia Mendonça Fernandes
Dia 06/10 – Período Vespertino – C.E.I Hortêncio Bernardino de Souza e C.E.I Sonho Infantil
Dia 07/10 – Período Vespertino – C.E.I Mundo Encantado e C.E.I Pequeno Sonho
Saiba mais:
O que é o Pnaic?
O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa é um compromisso formal assumido pelos governos federal, do Distrito Federal, dos estados e municípios de assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do ensino fundamental.
Alfabetização Aos oito anos de idade, as crianças precisam ter a compreensão do funcionamento do sistema de escrita; o domínio das correspondências grafofônicas, mesmo que dominem poucas convenções ortográficas irregulares e poucas regularidades que exijam conhecimentos morfológicos mais complexos; a fluência de leitura e o domínio de estratégias de compreensão e de produção de textos escritos.
No Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, quatro princípios centrais serão considerados ao longo do desenvolvimento do trabalho pedagógico:
1. o Sistema de Escrita Alfabética é complexo e exige um ensino sistemático e problematizador;
2. o desenvolvimento das capacidades de leitura e de produção de textos ocorre durante todo o processo de escolarização, mas deve ser iniciado logo no início da Educação Básica, garantindo acesso precoce a gêneros discursivos de circulação social e a situações de interação em que as crianças se reconheçam como protagonistas de suas próprias histórias;
3. conhecimentos oriundos das diferentes áreas podem e devem ser apropriados pelas crianças, de modo que elas possam ouvir, falar, ler, escrever sobre temas diversos e agir na sociedade;
4. a ludicidade e o cuidado com as crianças são condições básicas nos processos de ensino e de aprendizagem.
Governos
Ao aderir ao Pacto, os entes governamentais se comprometem a:
· alfabetizar todas as crianças em língua portuguesa e em matemática;
· realizar avaliações anuais universais, aplicadas pelo INEP, junto aos concluintes do 3º ano do ensino fundamental;
· no caso dos estados, apoiar os municípios que tenham aderido às Ações do Pacto, para sua efetiva implementação.