Outubro Rosa: Pescaria Brava abraça a causa da prevenção ao câncer de mama
A prefeitura de Pescaria Brava, através da Secretaria Municipal de Saúde, estará aderindo a Campanha Outubro Rosa, que tem por objetivo a conscientização dirigida à sociedade e às mulheres sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama.
O nome da campanha remete à cor do laço rosa que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população.
Na quarta-feira, dia 01º, será realizada a abertura com a divulgação da programação do evento com a participação do profissional Dr. Glaicon Hancke na Rádio Litoral Am.
Segundo a secretária de Saúde, Daiana Dozol de Andrade Goulart, muitas ações e atividades serão desenvolvidas.
“Durante todo o mês, faremos um esforço muito grande para que as mulheres do município sejam examinadas e orientadas da melhor maneira possível. O exame é essencial para o diagnóstico precoce do câncer no seio, fator decisivo para o sucesso do tratamento”, disse Daiana.
A secretária lembrou ainda que o exame de mama é muito importante, não dói e deve ser feito regularmente, “convocamos todas as mulheres para participar do Outubro Rosa e fazer os exames, a mulher que se ama, se cuida”, salientou.
Programação:
Quarta-feira – 1º de outubro
Abertura da campanha com divulgação da programação do evento na Rádio Litoral através do profissional Dr. Glaicon Hancke
Quarta-feira – 08 de outubro
Palestras com profissionais da área, apresentação de dança, orientações de auto maquiagem, sorteio de brindes e entrega de sacolas da Campanha.
Local: Salão paroquial de Pescaria Brava a partir das 19h:30m
Sábado – 18 de outubro Dia “D” da Campanha
As unidades de saúde de Barreiros, KM37 e extensão do Sertão da Estiva, ficarão abertas entre 08h e 16h, para a realização das seguintes ações: preventivo, pedidos de mamografias, verificação de pressão arterial, glicemia a orientações.
Durante todo o mês de outubro as unidades de saúde continuarão com os trabalhos de prevenção ao câncer de colo do útero e de mama.
Saiba mais:
Neste mês, a campanha de combate ao câncer de mama espalha sua cor rosa por vários países. A iniciativa surgiu na Califórnia, em 1997, por meio do movimento popular conhecido como Outubro Rosa, e ganhou o mundo ao iluminar com holofotes cor de rosa a Torre de Pisa, na Itália, o Arco do Triunfo, na França, o Cristo Redentor, no Rio de Janeiro, entre outros.
O objetivo do Outubro Rosa é chamar a atenção e conscientizar as mulheres que têm 40 anos ou mais sobre a necessidade de reservar um dia em sua agenda para a realização da mamografia anual. Segundo dados do Inca (Instituto Nacional de Câncer), o câncer de mama é o mais comum entre as mulheres, correspondendo a 22% dos novos casos de câncer a cada ano.
No Brasil, a taxa de mortalidade relacionada a essa enfermidade continua elevada, provavelmente porque, apesar da disseminação de informações preventivas, ainda é uma doença diagnosticada em estágios avançados.