Rodeio no CTG do Tio Preto é transferido
O Terceiro Rodeio Crioulo Nacional de Pescaria Brava e o Trigésimo sexto Rodeio Crioulo Nacional de Laguna, que aconteceriam neste final de semana no CTG do Tio Preto no município de Pescaria Brava, foram transferidos para o mês de junho entre os dias 04 e 07.
O CTG ficou impedido de realizar o seu evento, por ter que acatar uma recomendação da CIDASC, em virtude da ocorrência de um foco da doença chamada Mormo, no município de São Cristóvão do Sul, em Santa Catarina.
De acordo com os organizadores do evento, as provas campeiras foram adiadas, mas, a programação de shows e bailes irá acontecer.
Na sexta-feira, dia 10, baile com Garotos de Ouro e Marca dos Pampas e no sábado, 11, as atrações são Dick e Ana Paula, Gedeó e Marca dos Pampas.
Saiba mais sobre a doença:
O MORMO é uma doença infectocontagiosa provocada pela bactéria Burkholderia mallei, onde contamina principalmente o equino, mas pode contaminar asininos e muares, sendo também uma zoonose pela capacidade de transmissão ao homem.
Seu agente etiológico é o Pseudomonas mallei, sua transmissão ocorre por contato com secreções e úlceras cutâneas de animais doentes, bem como através de objetos contaminados. A via de penetração do agente no ser humano envolve a pele e mucosas nasal e ocular.
Os sinais clínicos no equino podem ser agudo ou crônicos, caracterizam por pneumonia e o aparecimento de nódulos ou ulceras no trato respiratório ou pele, tendo um potencial fatal, no homem os sinais clínicos são problemas de doença granulomatosa e piemia.
As pessoas que mantiverem contato com animais suspeitos ou positivos devem procurar os serviços de saúde pública.
No link abaixo, assista reportagem da Unisul Tv sobre o assunto:
http://unisultv.blogspot.com.br/2015/04/atividades-de-ctgs-que-envolvem-animais.html