Lançamento do Plano Municipal de enfrentamento para proteger crianças e adolescentes da violência e da exploração sexual em Pescaria Brava
O Plano de enfrentamento da violência contra crianças e adolescentes foi lançado nesta quarta-feira, 27, no salão paroquial de Pescaria Brava.
O documento, elaborado pelo PROAME, Centro de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente (Cedeca) e por um grupo de Trabalho do município, contém sugestões de ações para o enfrentamento à violência e se divide em vários eixos como: analise da situação, mobilização e articulação, defesa e responsabilização, atendimento, prevenção e participação e protagonismo de adolescentes.
O evento foi aberto pela advogada dos direitos humanos de crianças e adolescentes do Programa de Apoio a Meninos e Meninas, Alda Menine, que ressaltou que o lançamento do Plano, é fruto do trabalho que começou ano passado e que contou com vários encontros e reuniões e em seguida fez a leitura de apresentação do Plano.
“Muito importante para um município novo como Pescaria Brava, contar com esse Plano e dar um passo importante para a construção de uma cidade cada vez melhor para se viver”, disse Alda.
Em seguida as autoridades constituídas, como o prefeito Antônio Honorato, secretários municipais, presidentes de conselhos, representante do Conselho Tutelar, comissão de elaboração e o promotor de Justiça da Comarca de Laguna, Dr. Anderson Adilson da Silva, assinaram e se comprometeram a implantar no período de três anos, as propostas contidas no Plano, referidas como aspectos fundamentais para a qualificação das ações que foram apontadas pela Rede de Proteção do Município.
Em seu pronunciamento o prefeito Antônio Honorato fez questão de enaltecer o trabalho realizado pelo PROAME, Conselho Tutelar e por todas as pessoas envolvidas na construção do Plano.
“Quero agradecer a força de vontade, a disposição e a garra destas pessoas que nos deixam um documento tão importante como esse. Temos dois anos e meio de emancipação e isso é uma grande vitória para o povo bravense, cabe a nós agora, colocá-lo em prática”, enfatizou o prefeito.
A assistente social do PROAME. Jaira Garske, ainda fez a leitura alusiva ao “18 de Maio”, dia nacional de combate a exploração sexual das crianças.
Na segunda parte do encontro, o presidente do COMAS de Pescaria Brava, André Marques, conduziu a apresentação de duas palestras.
O promotor de justiça da Comarca de Laguna, Dr. Anderson Adilson de Souza, falou sobre a “violência sexual contra crianças e adolescentes”, e o Dr. Igor da Silva, defensor público do estado do Rio Grande do Sul, utilizou como tema, “o papel da comunidade da defesa e proteção da criança e do adolescente”.
Além do prefeito Antônio Honorato, estiveram presentes ao encontro, o presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, Dilney da Luz, presidente do Conselho Municipal de Assistência, André Marques, secretária de Saúde, Daiana Dozol, secretário de Educação, Cultura e Esportes, Sandro Matias da Cunha, coordenador do Conselho Tutelar, Gilmar Aguiar, presidente do PROAME, Henry Seibert, os vereadores Juscelino João Venâncio e Joaci da Silva, conselheiros tutelares, assistentes sociais, representantes do CREAS de Laguna, representantes do Conselho Tutelar de Treze de Maio e Laguna e alunos, professores, secretários e diretores da rede municipal de ensino.
Os encontros em Pescaria Brava contaram com o apoio do Instituto Camargo Correa – ICC, uma das empresas responsáveis pela construção da Ponte Anita Garibaldi, tendo como Organização Proponente o Programa de Apoio a Meninos e Meninas, PROAME-CEDECA, de São Leopoldo, Rio Grande do Sul.
Acesse o link abaixo e confira a reportagem da UNISUL TV a respeito do assunto:
http://unisultv.blogspot.com.br/2015/05/aumenta-casos-de-exploracao-e-abuso.html