Responsáveis pela merenda escolar de Pescaria Brava participam de encontro em Florianópolis
Os responsáveis pela merenda escolar no município de Pescaria Brava, nutricionista Gianna Cesca, a coordenadora, Cleonice da Rocha e o representante do Conselho de Alimentação Escolar, Sr. Antônio Augusto dos Santos, estão participando do 3º Encontro Catarinense de Alimentação Escolar.
O encontro está acontecendo na Universidade Federal de Santa Catarina em Florianópolis e é promovido pelo Centro Colaborador em Alimentação e Nutrição Escolar de Santa Catarina (Cecane/SC).
O objetivo é a troca de experiências e conhecimentos técnicos e científicos relacionados à gestão do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).
De acordo com Gianna Cesca, nutricionista, o encontro é muito importante para a troca de experiências com outros profissionais, sempre visando, a qualidade da merenda escolar servida aos alunos da rede municipal de ensino de Pescaria Brava.
Na abertura, o coordenador do evento, Francisco de Assis Guedes de Vasconcelos, lembrou que, além de reunir gestores e atores dos programas de alimentação escolar, o encontro discute estratégias para implementar o PNAE e “garantir que todo escolar tenha garantida alimentação saudável, respeitadas suas necessidades biológicas, simbólicas e culturais. Sempre respeitando a agroecologia e a sustentabilidade, o Cecane trabalha em três principais frentes de trabalho: formação de agentes, assessoria aos municípios e pesquisa na área de apresentação escolar”.
A presidenta do Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional , Maria Emília Lisboa Pacheco, destacou a importância do evento e que “os debates trarão subsídios e propostas para a 5ª Conferência Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (que será realizada em novembro). Os ecos desta discussão chegarão a outros cantos deste país”.
Participam do evento, que conta com debates e oficinas, nutricionistas e técnicos em nutrição, membros do Conselho de Alimentação Escolar (CAE); coordenadores de alimentação escolar; secretários de Educação; agricultores familiares; técnicos agrícolas e extensionistas rurais que atuam na agricultura familiar; e profissionais da educação interessados na temática da educação alimentar e nutricional.
No primeiro dia do evento, na quinta-feira, 02, o encontro abordou o PNAE enquanto instrumento de garantia do Direito Humano à Alimentação Adequada, a alimentação escolar no âmbito do Plano Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional; a agroecologia como estratégia de promoção da segurança alimentar e nutricional no PNAE e diversas oficinas temáticas.
Já nesta sexta-feira, 03, estão sendo realizados os grupos de discussão para construção das demandas e estratégias que comporão a carta de recomendações do III ENCAE.
O Cecane/SC é uma parceria entre a UFSC e o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), cujo objetivo é a consolidação da Política Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional, por meio do aprimoramento do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).