Secretaria de Saúde promove campanha de vacinação contra hepatites virais
Neste sábado, 25, a Secretaria de Saúde de Pescaria Brava estará promovendo a campanha de vacinação contra hepatites virais.
As salas de vacinação da nova unidade do ESF de Barreiros e ESF do Km37, estarão abertas entre 08h e 16h:30m à disposição da população, que poderão realizar também, testes rápidos para sífilis, HIV, hepatite B e C.
O objetivo da campanha é alertar a população sobre a prevenção e incentivar as pessoas na realização de testagem para o diagnóstico das hepatites B e C. Estratégias pontuais serão realizadas nas unidades de saúde dos municípios de Santa Catarina.
Saiba mais:
SOBRE AS HEPATITES
A hepatite é uma inflamação do fígado, geralmente causada por vírus, mas que também pode ser provocada pelo abuso de bebida alcoólica e por reação a algum medicamento. É uma doença silenciosa, cujos sintomas nem sempre aparecem, mas quando surgem podem ser: cansaço, febre, mal-estar, tontura, enjoo, vômitos, dor abdominal, pele e olhos amarelados, urina escura e fezes claras.
A hepatite B é transmitida pelo sangue e/ou nas relações sexuais sem preservativo. É possível contrair a doença por meio do compartilhamento de objetos sem adequada esterilização, tais como: agulhas e seringas, lâminas de barbear, materiais cirúrgicos e odontológicos, materiais de manicure, materiais para aplicação de tatuagens e colocação de piercings.
A hepatite C também é transmitida pelo sangue. A contaminação pode ocorrer pelo uso de drogas com compartilhamento de seringas, agulhas, canudos de inalação e materiais perfurocortantes contaminados. Quem recebeu transfusão de sangue e/ou hemoderivados antes de 1993 pode ser portador da doença.
COMO PREVENIR A HEPATITE B E C
– Vacine-se contra a hepatite B
– Não compartilhe objetos como escova de dente, lâminas de barbear ou depilar.
– Usuários de drogas não devem compartilhar seringas, agulhas, cachimbos e canudos de inalação.
– Assegure-se de que os materiais usados para fazer tatuagens e piercings sejam totalmente descartáveis.
– Utilize material de manicure individual e esterilizado.
– Use preservativo em todas as práticas sexuais.