Saúde: Pescaria Brava esteve presente do Encontro de Secretarias Municipais de Saúde, realizado em Gaspar

O município de Pescaria Brava, através da secretária de Saúde, Daiana Dozol,  participou do 62º Encontro de Secretarias Municipais de Saúde de Santa Catarina, que aconteceu na cidade de Gaspar entre os dias 19 e 20 deste mês.

Na ocasião foram promovidas palestras coordenadas por autoridades, como o presidente do Conselho Nacional de Secretarias de Saúde, Mauro Guimarães Junqueira; o presidente do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Santa Catarina (Cosems/SC), Sidnei Bellé; o coordenador-geral de Regulação e Avaliação do Ministério da Saúde, João Marcelo Barreto Silva; e a diretora de Planejamento, Controle e Avaliação da Secretaria de Estado da Saúde, Karin Cristiani Geller.

Na oportunidade, foram discutidos assuntos como “a situação atual e perspectivas do Sistema Único de Saúde (SUS)” e “A regulação e a gestão do acesso: panorama atual e perspectivas”.

De acordo com Daiana, o encontro foi de extrema importância, pois a saúde pública passa por um momento de turbulência, principalmente na questão financeira.

“Com toda certeza essa união dos secretários municipais e a troca de experiência faz com que possamos cobrar ações, como a pontualidade nos repasses de verbas públicas tanto da esfera federal, quanto da estadual”, ressaltou Daiana.

Daiana ainda participou como representante da CIR (Comissão de Intergestores Regional) para a correção de trabalhos, onde foram escolhidos os melhores e mais criativos, que receberam prêmios durante o evento.

Os trabalhos foram premiados pelo “Melhor Desempenho dos Municípios na Avaliação da Atenção Básica”, – “Maior Participação dos Municípios nas atividades do Telessaúde” e – “Melhores Práticas de Atenção Básica em SC” Para o presidente do COSEMS, Sidney Bellé, esses resultados demonstram concretamente que temos muito a comemorar, pois a Atenção Básica tem avançado tanto na cobertura populacional, como no acesso e na qualidade nos municípios catarinenses.