Social: Integrantes de grupos organizados conheceram a Feira do Artesanato de Belo Horizonte

Duas integrantes dos grupos organizados de mulheres de Pescaria Brava, viajaram para Belo Horizonte, no início deste mês, onde conheceram a 26ª edição da Feira Nacional do Artesanato, considerada a maior feira do segmento da América Latina.

Juçara Aparecida Pereira, presidente do grupo Mãos de Fada da localidade do Sertão de Baixo e Petronilha da Rocha Luciano, do grupo Bom Retiro da localidade de Barreiros, foram as ganhadoras na promoção.

Além de conhecerem a maior feira do artesanato da América Latina, as representantes bravenses visitaram vários pontos turísticos da cidade mineira.

O sorteio com uma viagem entre as participantes dos grupos, faz parte da Ação Social “Paninho Amigo”, numa parceria entre a Prefeitura Municipal, secretaria de Assistência Social e Grupo Lalua.

A ação tem por objetivo fortalecer e promover o desenvolvimento dos clubes de mães e grupos organizados de mulheres de todos os cantos do Brasil, resgatando o espírito da solidariedade e contribuindo para a construção de uma sociedade mais humana, por meio do incentivo ao ato de doar, desenvolvendo cursos de artesanato, promovendo ações sociais, eventos comunitários e viagens culturais.

O sorteio deste ano aconteceu no mês de novembro no programa Conexão Pescaria da Rádio Litoral.

“O diferencial da ação social “Paninho Amigo” é o serviço social. Durante o ano, cada mulher integrante dos grupos organizados do município recebeu um ‘Kit Paninho Amigo’ contendo panos de prato prontos para serem bordados. Dos trabalhos desenvolvidos, muitos são escolhidos para comercialização na Feira Nacional de Artesanato. Os recursos arrecadados serão revertido para as Apaes de Laguna e Capivari de Baixo”, destaca Liliane Aguiar, diretora de departamento de assistência da Secretaria.