Pescaria Brava participa do 42º Encontro FNDE em Florianópolis
Na última semana a Secretária de Educação, Cultura e Esportes, Mariléa Souza dos Santos e a Técnica Rose Maria Espindola Machado Costa, representaram Pescaria Brava no 42º Encontro – FNDE – Soluções locais- sempre perto para educação ir longe.
O encontro aconteceu na Federação das Indústrias, FIESC, no bairro Itacorubi em Florianópolis e contou com a presença do Diretor do FNDE, Antônio Idilvam de Lima Alencar que falou da importância do preenchimento do novo PAR – Plano de Ações Articuladas dentro do prazo e que o diagnóstico e as ações devem ser bem pensadas por cada município, pois as solicitações realizadas agora, serão para os próximos quatro anos.
“Esses encontros têm sido proveitosos, tanto para o FNDE quanto para os municípios. Temos conseguido liberar pagamentos, resolver problemas em convênios, destravar prestação de contas. Quando o município não recebe algum recurso por estar com alguma pendência, temos que ficar angustiados, porque tem alguém pagando o preço disso: é o aluno. A preocupação é do governo federal também e é para isso que existe o Soluções Locais”, enfatizou o presidente Idilvan Alencar, durante sua palestra.
O presidente do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), Eduardo Deschamps, acredita que o trabalho de aproximação da autarquia com os estados e municípios ajuda na eficiência da gestão. “Especialmente em um momento de restrição orçamentária, precisamos aplicar a verba da melhor maneira possível. O PAR por si só já é um instrumento que vai auxiliar no planejamento educacional, principalmente por ter consonância com os planos estaduais e municipais de educação, e é importante que entendamos as mudanças e as novidades”, afirmou, ao lembrar que todos os municípios de Santa Catarina sancionaram seus planos de educação.
Na sequencia, as representantes de Pescaria Brava, participaram de uma palestra com a técnica do FNDE, Andréa Saar, que falou sobre as mudanças no sistema e com soluções e informações para o preenchimento do PAR.
De acordo com a técnica do município, Rose Maria Espindola, o encontro foi proveitoso e importante para Pescaria Brava.
“Após as palestras, falamos com vários técnicos e conseguimos resolver questões pendentes no sistema referente as obras que estão em andamento no nosso município”, destacou Rose.