Cavalgada resgata a história dos tropeiros de Pescaria Brava

Com o intuito de resgatar as origens históricas dos antigos tropeiros uma cavalgada ocorrerá entre os dias 26 e 29 deste mês, saindo de Pescaria Brava com destino a Bom Jardim da Serra.

A cavalgada chamada de “Resgate às origens”, leva esse nome porque a população mais antiga de Pescaria Brava, fazia na época, este caminho até Bom Jardim da Serra, onde trocavam produtos da região como farinha, sal, peixe e camarão, por produtos da região serrana, charque, pinhão e até cabeças de gado.

Aproximadamente 90 cavaleiros devem participar do evento que tem a organização do Grupo Organizado de Cavaleiros de Pescaria Brava, Piquetes e do CTG do Tio Preto, com o apoio da Administração Municipal.

O ponto de partida dos cavaleiros é o centro de Pescaria Brava, próximo a sede da Prefeitura Municipal.

De acordo com o secretário de Agricultura do município, Frederico Durante, além do resgate cultural, o nome do município também estará sendo divulgado nas cidades que fazem parte do roteiro.

“Também estamos olhando turisticamente este evento, porque mantivemos contato com todas as administrações dos municípios que fazem parte do roteiro e estaremos divulgando a cidade de Pescaria”, afirmou Frederico.

Junto aos cavaleiros seguirá uma equipe de apoio com aproximadamente vinte pessoas e que contará com suporte de veterinário, equipe de saúde, ferrador e veículos.

O prefeito Antônio Honorato irá participar do evento juntamente com secretários e assessores municipais.

“É um história da cidade que ficou muito tempo abandonada. A cultura de um povo se faz com o resgate histórico das suas origens. É um sonho realizado”, disse Honorato.

Roteiro:

Quinta-feira 26

8h – Saída do centro de Pescaria Brava, próximo à sede da Prefeitura.

Almoço na cidade de Gravatal e janta e pernoite no CTG Beira Rio em São Ludgero.

Sexta-feira 27

A comitiva segue para a cidade de Orleans com pausa para o almoço.

Janta e pernoite na cidade de Lauro Muller.

Sábado 28

Pela manha, subida a Serra do Rio do Rastro com previsão de chegada às 13h em Bom Jardim da Serra.

17h – A comitiva chega no CTG Presilha da Serra em Bom Jardim onde serão recepcionados pela patronagem local, jantam e pernoitam.

Domingo 29 – Retorno à Pescaria Brava.