Reunião com a Comunidade Escolar de Barreiros e KM 37

A Secretaria Municipal de Educação de Pescaria Brava, com a certeza de estar implementando uma educação de qualidade no município, vem tornar públicas algumas das decisões já solidificadas com a participação da comunidade escolar. Assim é que, no último dia 11 de janeiro, deu-se início ao processo.

Em reunião nas comunidades de Taquaraçu e Barreiros, contando-se com a presença de pais dos alunos após convite feito por esta Secretaria Municipal, esteve em pauta a integração das turmas de 1° e 2° anos do Ensino Fundamental da Escola de Educação Básica Taquaraçu e da  Escola de Educação Básica Luís Pacheco dos Reis, que passarão a funcionar na Escola de Educação Básica Dr. Paulo Carneiro, em Santiago.

Em outro momento, reunindo-se com os pais de alunos da C.E.I Sonho Infantil, na comunidade do KM 37, o  Secretário Marcelo trouxe à pauta não só a integração das turmas dos Centros de Educação Infantil – Sonho Infantil, do KM 37 e Mundo Encantado, de Laranjeiras –   mas também o remanejamento dessas turmas e dos servidores  dos dois C.E.Is.  –  agentes de serviços gerais –  para o espaço físico da Escola de Educação Básica Martinho Callado Júnior, de Laranjeiras,  municipalizada no início deste ano de 2017.

Nestes encontros, a fala do Secretário, Marcelo Nascimento Mendes – evidenciou a intenção de avanços positivos, imediatos, na educação do município. Tanto uma como outra proposta acima delineadas, quando executadas, trarão resultados e benefícios consideráveis, dentre eles:

a)a integração na Escola de Educação Básica Dr Paulo Carneiro priorizará o fortalecimento do ensino no ciclo de alfabetização. Também, otimizará  o número de alunos nas turmas haja vista a redução de matrículas. Isso implica uma reestruturação do quadro de profissionais efetivos  das escolas envolvidas, evitando-se contratações desnecessárias de profissionais em caráter temporário;

b)a utilização de um ambiente propício ao desenvolvimento pedagógico das crianças atendidas, tendo em vista maior espaço físico oferecido pela Escola Básica Martinho Callado Júnior, recentemente municipalizada;

c)o  prédio desta Escola passou a ser um prédio próprio da Prefeitura, tornando, assim, desnecessária a locação de outros espaços para o funcionamento destas C.E.Is.  em processo de integração;

d)passa-se a ter  a possibilidade de se atender maior demanda de crianças de zero a três anos, o que não só é anseio dos pais como também  compromisso assumido pelo  Poder Executivo  Municipal.

De início, quando da fala do Secretário, houve da parte dos pais posicionamentos favoráveis, mas também alguns desfavoráveis, em relação à proposta.

Considerando importantes todas as manifestações, o Secretário deliberou   fazer cumprir a proposta de integração ali delineada. Aproveitou a oportunidade para  pedir aos presentes que depositassem um voto de confiança nas decisões  tomadas  pela Secretaria de Educação Municipal de Pescaria Brava – especialmente para aquela  referente à integração.

Também porque esta Secretaria  está convicta de que uma educação  com maior qualidade só se pode construir quando se está aberto a novos desafios.

E isto é, certamente, dentre outros pontos importantes, o que esta nova gestão está disposta a enfrentar.

Fonte: Secretaria Municipal de Educação de Pescaria Brava