Engenheiro Agrônomo realiza visita técnica para orientar o ponto de colheita do milho para silagem

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Agropecuário, Pesca e Meio Ambiente, que é engajada com o produtor rural, está realizando atendimento técnico de extensão rural para o aumento da produtividade do município de Pescaria Brava.

A equipe técnica da secretaria, no dia 09, visitou a fazenda do AgropecuaristaFrancisco de Assis Beltrame, situada na localidade de Sertão do Maricota, no bairro KM 37, com o objetivo de orientar o produtor e determinar o Ponto de Colheita do milho para silagem.                  

Na oportunidade verificou-se que o produtor esta realizando o melhoramento da pastagem e divisão de piquetes, que segundo Francisco trará benefícios a propriedade, pois com o melhoramento o produtor pretende aumentar seu rebanho de bovinos.

Estavam presentes na visita a Secretária Edejane Pereira Bernardo, o Engenheiro Agrônomo e de Segurança do Trabalho Clodoaldo Osvaldo Cargnin e o Chefe de Setor Agropecuário José da Silva (Zé Pretinho).

Segundo o Engenheiro Agrônomo Clodoaldo, que realizou a visita, “definir critérios para o momento correto de ensilagem é fundamental para o sucesso”.

Saber exatamente quando colher o milho traz ganhos na qualidade da silagem e, claro, ganhos financeiros ao produtor. No entanto, o produtor deve estar atento às recomendações técnicas do processo.  Alguns pontos importantes poderão ser observados à campo pelos produtores na cultura do milho:

  • No ponto de pamonha o milho apresenta muita água, e esse excesso de água é prejudicial no processo de fermentação e conseqüentemente poderá trazer prejuízos ao produtor.
  • A técnica que o produtor poderá utilizar para auxílio que vai definir o momento pra ensilar o milho é a observação no grão, que é recomendado quando 2/3 do grão estiverem farináceos (ou seja, quando o grão começar endurecer) e quando 1/3 do grão estiver leitoso o que corresponderá ao teor de 30% de matéria seca. A determinação do ponto de corte para silagem se dá em função do teor de matéria seca (MS) acumulada na planta, sendo considerado ideal quando as plantas apresentam teor médio de matéria seca (MS) entre 30 a 35%,  pois nesse ponto a planta apresenta melhor relação entre alto rendimento de matéria seca, alto teor de amido e baixo teor de fibra, o que confere melhor fermentação na massa ensilada e maior consumo voluntário pelos animais.

 

Saiba Mais:

A silagem de milho é considerada a mais rica em energia. “O milho é uma das culturas mais utilizadas no Brasil para esse fim por apresentar um bom rendimento de matéria verde, uma excelente qualidade de fermentação e pela manutenção do valor nutritivo da massa ensilada, além da boa aceitação por parte dos animais”.