Dia 21 de setembro – Dia Mundial do Alzheimer
A Secretaria Municipal de Saúde, vem neste dia 21 de setembro celebrar o dia mundial do Alzheimer para alertar a população sobre esta doença que atinge “trinta milhões de pessoas no mundo”, conforme números apresentados pela Organização Mundial da Saúde (OMS). De causa ainda desconhecida, a doença neurodegenerativa afeta os neurônios, provocando a perda progressiva das capacidades cognitivas dos pacientes.
Os principais sintomas da doença são esquecimentos recorrentes, problemas de orientação e alterações das funções executivas. Após o aparecimento desses sintomas, deve-se consultar um médico ou um centro especializado, onde vários exames neuropsicológicos permitirão diagnosticar ou descartar a doença.
Alguns estudos apontam como fatores de risco o sedentarismo, obesidade, diabetes, hipertensão arterial, tabaco, álcool e alimentação desequilibrada. Depressão, nível baixo de escolaridade, isolamento social e ausência de atividade intelectual também são citadas pela OMS como condições favoráveis ao desenvolvimento da doença.
Se você conhece alguém que apresenta alguns dos sintomas listados e se encaixa nos fatores de risco, procure a Unidade de Saúde mais próxima. É possível que ao submeter o paciente a um exame clínico, realizando testes com perguntas para detectar transtornos cognitivos, pode-se identificar a doença. Mas, para confirmar a doença, os médicos podem recorrer à Imagem por Ressonância Magnética ou à Tomografia por Emissão de Pósitrons, ou também realizar punções lombares para detectar alguns marcadores da doença.
O Alzheimer não tem cura, mas há medicamentos que eliminam as lesões cerebrais características do Alzheimer.