Programa Família Acolhedora

Mais uma etapa da capacitação do Projeto Família Acolhedora do Município, foi realizada no último dia 02 de maio. Confira algumas fotos abaixo!

O encontro voltado exclusivamente à equipe multiprofissional que compõe o Projeto, formada por conselheiros tutelares, psicólogos, assistentes sociais e motorista, tratou de abordar aspectos de cunho emocional e sentimental, fundamentais para a preparação adequada desses profissionais.

O Projeto: o Programa Família Acolhedora é um projeto social do Município vinculado à Secretaria de Assistência Social que visa o acolhimento de crianças e adolescentes, de 0 à 18 anos, afastados da família de origem mediante medida protetiva, em famílias acolhedoras. O objetivo é de que o menor não seja abrigado em instituições, uma vez que já se encontra em situação crítica, de risco e vulnerabilidade emocional e sim em famílias do próprio município, onde será amparado e acolhido de forma individualizada e fraternal. O Programa representa uma modalidade de atendimento que visa oferecer proteção integral às crianças e aos adolescentes e preparação para o retorno até que seja possível a reintegração familiar.

Sendo a família acolhedora uma medida excepcional e provisória, ao final deste resguardo ocorre o processo de desacolhimento onde a criança ou adolescente é reinserida na família de origem ou encaminhada para adoção (situações mais incomuns), de acordo com cada caso.

 

Seja uma família acolhedora!

O nosso Município até o momento possui apenas uma família acolhedora, fato que dificulta um possível acolhimento em casos simultâneos de afastamento. Por isso, se sua família tem vontade de auxiliar a comunidade e principalmente, sente que pode assumir o papel de parceira no atendimento à criança ou adolescente oferecendo amor, cuidado, convivência familiar e comunitária, entre em contato com a Secretaria de Assistência Social do Município e se informe quanto as requisitos necessários para o cadastramento.

Maiores informações através dos telefones 48 3647 6312, 3646 2013, 3644 2016 e 3646 2010 – Secretaria de Assistência Social