Pescaria Brava, realizou o Dia D, a vacinação contra a poliomielite, neste sábado (8); a campanha ocorreu em todo o país.

💧Sábado D, vacina contra a poliomielite.

A vacinação contra a paralisia infantil ocorreu em todo o estado, acompanhando uma mobilização nacional. Em Pescaria Brava, as ações estratégicas realizadas pela Secretaria da Saúde, nas unidades de Barreiros e Laranjeiras, ao público-alvo: crianças menores de cinco anos de idade. Os imunizantes estão disponíveis até 14 de junho.

Foram no total de 71 crianças tomando a vacina contra a poliomelite, e também teve 31 pessoas tomando a vacina contra a influenza.

Esquema de imunização

As vacinas VOP (vacina oral poliomielite) e VIP (vacina inativada poliomielite) são os dois imunizantes disponíveis no Brasil para proteger contra a poliomielite. Desde 2016, o esquema contra a poliomielite passou a ser de três doses da vacina injetável para crianças com 2, 4 e 6 meses.

Além disso, o Programa Nacional de Imunizações (PNI) recomenda mais duas doses de reforço com a vacina oral bivalente, conhecida como gotinha.

A vacina contra poliomielite injetável confere uma proteção para três sorotipos (1, 2 e 3). Já a vacina contra poliomielite oral reforça o esquema básico, protegendo para os sorotipos 1 e 3, além de conferir a proteção também da comunidade.

Imagem e escrita por: Jhésyca Miranda