Pescaria Brava marcou presença no ECA

O funcionário público e produtor rural de Pescaria Brava, Joares Martins, representou o município Bravense, no 30º Encontro Catarinense de Apicultores e Meliponicultores (ECA), em Itapiranga, neste mês de agosto. A ação reuniu mais de 800 apicultores de Santa Catarina e de outros estados. 

 

Na oportunidade, o produtor recebeu informações, conheceu novas tecnologias, novidades e participou de discussões pertinentes ao setor apícola. “O caminho percorrido pelo mel desde a retirada das colmeias até a mesa do consumidor é relativamente simples. O produto não passa por nenhum processo complexo de beneficiamento ou industrialização, como acontece com muitos outros produtos de processo animal. Então, este é o motivo que esta atividade vem despertando o interesse de muitas pessoas. Além disso, o município de Pescaria Brava é rico em pastagem apícola, sendo assim, favorável para criação de abelhas nativas e da produção de mel. Minha ideia é ser um multiplicador de conhecimentos na cidade”, comentou o funcionário Martins.

 

De acordo o secretário de Agricultura, Pecuária, Pesca e Turismo, Frederico Durante Honorato, a apicultora em Santa Catarina tem evoluído muito como atividade de pequena produção na agricultura familiar. “Com este crescimento do setor e com o potencial de produção apícola que temos na nossa região, nossa meta é repassar as técnicas recebidas no encontro e fazer com que a ação torne-se uma atividade de geração de renda aos produtores rurais. Com certeza, isso irá melhorar a qualidade de vida dos agricultores familiares de Pescaria Brava”, enfatizou.

 

Para quem deseja obter informações sobre a apicultora e a meliponicultura, deve procurar a secretaria de Agricultura, Pecuária, Pesca e Turismo de Pescaria Brava, de segunda à sexta-feira, das 13 às 19 horas. O setor fica localizado na Rodovia SC-437, KM 08, Centro. 

 

Paralelamente ao evento, o produtor rural de Pescaria Brava, também participou da Expofeira, que trouxe os principais produtos e equipamentos do setor apícola. Vale ressaltar que, visando alavancar a agricultura familiar no município, a Prefeitura vem incentivando a participação dos munícipes em cursos de aperfeiçoamento.