Grupos organizados de mulheres aprendem a confeccionar “pufs” com material reciclado

A sustentabilidade está cada vez mais presente nos principais debates e indagações sobre o futuro do planeta terra, nas constantes buscas de ações que visam o desenvolvimento material e econômico, sem prejudicar o meio ambiente e como preservar para o futuro das próximas gerações.

Analisando a ecoeficiência, surgiu a proposta da criação de um produto sustentável com a utilização de materiais recicláveis para a criação de um puf de garrafas pet.

Garrafas pet, são necessárias e ao mesmo tempo indesejáveis. Elas são imprescindíveis para o armazenamento de bebidas, entretanto, depois de utilizadas se tornam um problema para o meio ambiente.

Pensando no conceito de sustentabilidade e colocando em prática um pouco de criatividade, a Epagri, através dos extensionistas, Leonir Roque Funez e Elisabete Remor, com o apoio da Secretaria de Assistência Social,  ensinou, por meio de oficinas, as mulheres dos grupos organizados de Pescaria Brava a reutilizar as garrafas pet que costumeiramente vão para o lixo.

“Com o reaproveitando de garrafas pet, jornal, barbante, bolsa plástica e cola  é possível confeccionar ótimos Pufs”, destacou Leonir.

O móvel é útil e ainda pode fazer parte da decoração da sala ou do quarto, deixando o ambiente mais bonito.


As garrafas são cortadas ao meio e encaixadas umas nas outras formando uma peça única resistente. Para uni-las utilize jornal, barbante e sacolas plásticas. Esta será à base de PET. Depois disso, coloque papelão grosso na base e uma espuma sobre o papelão.

O último passo é forrar o objeto com o tecido e costurá-lo pelo lado do avesso.