Formatura do Proerd acontece em grande estilo em Pescaria Brava
O Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd), da Polícia Militar formou no município de Pescaria Brava mais 220 crianças, alunos do Ensino Fundamental da rede pública estadual e rede municipal de ensino.
O evento ocorreu na noite de quarta-feira, 26, no CTG do Tio Preto, e contou com a presença do Comandante da Guarnição Especial da Policia Militar de Laguna, Tenente coronel Jefer Francisco Fernandes, Comandante da Policia Militar Ambiental de Laguna, Marcelo Wagner Schlischting, Comandante do Grupamento de Pescaria Brava Sub tenente Mauro Cesar Martins, Gerente de Educação da 19ª SDR Karmensita da Rocha (representou o secretário Robson Caporal), Secretário de Educação de Pescaria Brava Sandro Matias da Cunha (representou o prefeito Antônio Honorato), Secretário de Educação de Laguna Luís Fernando Schiefler Lopes (representou o prefeito Everaldo dos Santos), Presidente da Câmara de Vereadores de Pescaria Brava, Everardo Cardoso Martins, Presidente do CMDCA de Pescaria Dilney da Luz, vereadores do município anfitrião, secretários municipais, assessores de governo, diretores, professores, imprensa, pais, empresários e convidados.
Durante o evento tivemos a apresentação cultural do Grupo Capoeira Brasil, com mestre Crespo, apresentação de um coral formando por alunos do Proerd, dança, foram lidas as redações selecionadas pela equipe do Proerd, onde os vencedores foram premiados com bicicletas doadas por colaboradores do programa e o sorteio de muitos prêmios aos formandos e seus familiares.
Na oportunidade, os professores receberam o diploma de amigo do Proerd, pelo apoio incondicional ao programa. As crianças das escola de Pescaria Brava e também do município de Laguna, assumiram seu compromisso por meio do juramento e receberam certificados.
De acordo com o secretário de Educação, Cultura e Esportes de Pescaria Brava, Sandro Matias da Cunha, o evento foi coroado de sucesso.“Estou intensamente satisfeito. Parabenizo e agradeço a participação de cada um no espetacular evento. Certamente, além do fato histórico de ser a primeira formatura do PROED em solo bravense, o espetáculo vai ficar gravado no coração de cada uma das 220 crianças e famílias que receberam nosso carinho, nossa atenção e, principalmente, nossos ensinamentos para que cresçam com compromissos de assumir responsabilidades, combater a violência e o uso de drogas”, enfatizou Sandro.
O encerramento não podia ser diferente, crianças, pais, familiares e convidados entraram na dança, com a canção do Proerd, juntamente com o mascote Proerdito e instrutores do Programa.
Acesse o link abaixo e veja matéria da Unisul Tv sobre o evento:
http://unisultv.blogspot.com.br/2014/11/proerd-forma-primeira-turma-em-pescaria.html
Sobre o Programa:
O Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD) tem como base o D.A.R.E. (Drug Abuse Resistance Education), e foi criado pela Professora Ruth Rich, em conjunto com o Departamento de Polícia da cidade de Los Angeles, EUA, em 1989. Atualmente o Programa está presente nos 50 estados americanos, e em 58 países.No Brasil ele chegou em 1992 através da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro, sendo que desde 2002 se encontra em todos os Estados brasileiros.
O PROERD é desenvolvido nas escolas públicas e particulares, no 5º e 7º ano do Ensino Fundamental, na educação infantil (PROERD Kids) e para adultos com o Proerd para Pais, por policiais militares treinados e preparados para desenvolver o lúdico, através de metodologia especialmente voltada para crianças, adolescentes e adultos.O objetivo é transmitir uma mensagem de valorização à vida, e da importância de manter-se longe das drogas e da violência.
O Programa é pedagogicamente estruturado em lições, ministradas obrigatoriamente por um policial militar fardado; que além da sua presença física em sala de aula como educador social, propicia um forte elo na comunidade escolar em que atua, fortalecendo o trinômio: Polícia Militar, Escola e Família.
O Programa oferece, em linguagem acessível às faixas etárias que se direciona, uma variedade de atividades interativas com a participação de grupos em aprendizado cooperativo; atividades que foram projetadas para estimular os estudantes a resolverem os principais problemas na fase em que se encontram vivendo.