Secretários municipais participam de reunião de planejamento com técnicos da Amurel e Sebrae
Após anunciar o cumprimento do pagamento integral do piso salarial nacional, para os professores, o Prefeito Antônio Honorato reuniu todos os secretários para estabelecer a ordem cronológica das ações para 2015.
Visando ajustar as ações do município para implementação do sistema de cronologia de obras e ações, o município de Pescaria Brava, finalizou a 3ª etapa do Planejamento 2015.
Todas as secretarias apresentaram um relatório prévio das ações, contínuas e planejadas para este ano e a assessoria da Amurel elaborou um cronograma para visualização das etapas e tarefas dos projetos aprovados pelo prefeito Antônio Honorato.
As ações da Secretaria de Educação, Cultura e Esportes, foram as primeiras a serem desenvolvidas, pois o calendário de 2015 já está pronto para ser aplicado na volta às aulas no mês de fevereiro.
As secretarias de Obras, Agricultura, Assistência Social e Saúde também finalizaram o planejamento e entregaram ao prefeito a previsão de realização de cada etapa, suas fases e custos estimados.
A Amurel buscou agrupar todas as ações de cada secretaria, e no sistema Project foi possível identificar os "gargalos" que possivelmente poderiam atrasar a realização das tarefas, pelo conflito na execução ou sem uma prioridade aprovada. Com o sistema, é possível desenvolver medidas preventivas de controle de projetos, melhoria na visualização das responsabilidades de cada setor e uma estimativa do tempo para conclusão dos projetos.
Ao todo foram mais de 1000 tarefas adicionadas no sistema vinculadas ao seu custo de realização, prazos, ordem de precedência e estimativa de conclusão. A economia com a soma de esforços poderá ser um dos benefícios da utilização da ferramenta de gerenciamento de projetos com o software Project.
Para o engenheiro da Amurel, Alexandre Martins, o maior ganho será a fiscalização do cumprimento das ações de interesse coletivo e planejadas pelo prefeito para atendimento a população em 2015.
Para o Prefeito Antônio Honorato a presença de todos os secretários no desenvolvimento dos projetos que foram planejados para Pescaria Brava, mostrou a integração da equipe, o desejo de atender de forma diferenciada a população, e, principalmente no comprometimento com a administração pública.
“Não podemos prometer o que não podemos cumprir, e por estarmos somente a dois anos como município, e sem o cumprimento das obrigações por parte do município mãe, tivemos que buscar apoio para ordenar tudo que vamos realizar.A economia em alguns projetos irá contribuir com determinação no pagamento integral do piso dos professores e na Secretaria de Educação, por exemplo, conseguimos reorganizar a aplicação dos recursos de forma otimizada, refletindo em melhor aplicação dos investimentos”, ressaltou Honorato.
O Projeto passará agora para etapa de detalhamento e sincronização das tarefas de todas as secretarias após a análise dos relatórios com as prioridades de cada área. Estiveram presentes na reunião de trabalho, vereadores, secretários, o engenheiro da Amurel, Alexandre Martins, funcionários convidados e o coordenador regional do Sebrae, Murilo Gelosa, que se propôs a ajudar nas ações de desenvolvimento econômico do município.
Gelosa lembrou da ausência Federal e Estadual no apoio aos novos municípios e que a Amurel foi um grande diferencial para o município de Pescaria Brava, que está melhor estruturado que outros da região.
“Pescaria deixou de ser um grande apêndice do município de Laguna, que por mais de 300 anos insistiu em configurar o antigo Distrito como um bairro rural e com poucos investimento de infraestrutura, passou a ser uma cidade com grande potencial de crescimento e melhor atendimento a população”, registrou o coordenador regional do Sebrae, Murilo Gelosa.