Prefeitura de Pescaria Brava decreta “Estado de Emergência”

O prefeito de Pescaria Brava, Antônio Honorato, após reunião com a Defesa Civil do município, decretou Estado de Emergência, devido às fortes chuvas e ventos que atingiram a cidade nesta segunda-feira, 11.

O prefeito considera que os prejuízos causados e a necessidade de recuperação e o bem-estar da população, se tornem numa rápida resposta da administração com o objetivo de normalizar a situação, mediante desobstrução e remoção de entulhos, regularização da drenagem pluvial, reconstrução de pontes e ensaibramento de estradas, equipamentos e estruturas atingidos.

A prefeitura, através da Secretaria de Obras e Secretaria de Agricultura, já iniciou na manhã desta terça, 12, uma força tarefa em diversas localidades para uma série de manutenções em estradas de chão batido do município.

Em vários pontos da cidade, devido ao alto volume de chuvas (choveu o esperado para o mês inteiro em poucas horas) muitas ruas tiveram pontos de alagamentos.

A conhecida “ponte da Barranca”, não suportou o volume de águas e teve a sua estrutura comprometida, deixando algumas residências isoladas.

“Já foi providenciado e sinalizado o desvio na ponte da Barranca, que inclusive continua interditada para a passagem de veículos e pedestres”, disse Paulo Vieira, responsável pela Defesa Civil.

Em conjunto com a Defesa Civil, o assessor de gestão estratégica da Amurel, Alexandre Martins da Silva, esteve visitando as áreas mais afetadas da cidade.

“O que se viu em Pescaria foi um trabalho muito bem feito de prevenção. Se não fossem as ações preventivas de manutenção periódica das estradas, poderíamos ter um estado de calamidade pública”, disse Alexandre.

O prefeito Antônio Honorato entende que com o decreto do Estado de Emergência o município vai poder acelerar as melhorias necessárias para a população bravense.

“Foi muita chuva e vento forte. Pelo que pudemos verificar, andando pelo município, os estragos foram muitos e agora vamos arregaçar as mangas e o mais rápido possível recuperar nossa malha viária”, enfatizou o prefeito.

Abaixo o decreto:

DECRETO Nº 131, 12 DE MAIO DE 2015

“DECLARA SITUAÇÃO DE EMERGÊNCIA POR ENXURRADAS NO MUNICÍPIO DE PESCARIA BRAVA E ESTABELECE OUTRAS PROVIDÊNCIAS”.

O PREFEITO MUNICIPAL DE PESCARIA BRAVA, usando da competência que lhe confere o art. 70, incisos IX, XVI e XXV da Lei Orgânica do Município, bem como, o art. 8º, inciso VI, da Lei nº 12.608, de 10 de abril de 2012,

Considerando prejuízos e danos causados pelas fortes chuvas ocorridas sobre este Município na segunda-feira (11.05.2015);

Considerando a necessidade para a população, em face desta ocorrência, de rápida resposta da administração com o objetivo de normalizar a situação, mediante desobstrução e remoção de entulhos, regularização da drenagem pluvial, reconstrução de pontes e ensaibramento de estradas, equipamentos e estruturas atingidos;

Considerando que o parecer da Coordenadoria Municipal de Defesa Civil face aos danos verificados é favorável à decretação da situação de emergência,

D E C R E T A:

                        Art. 1o Fica declarada situação de emergência, com suas consequências legais, em virtude da ocorrência de enxurradas devidas ao excesso de chuvas no Município.

Art. 2o A declaração de situação de emergência será válida por 90 (noventa) dias.

Art. 3o Este Decreto entra em vigor na data de sua publicação.

ANTONIO AVELINO HONORATO FILHO

Prefeito Municipal