Luz, câmera, ação! Nova edição do Proerd nas escolas de Pescaria Brava
A Polícia Militar iniciou neste mês as aulas do Programa Educacional de Resistência as Drogas e a Violência – PROERD, voltado aos alunos do 5º ano nas escolas da rede municipal de Pescaria Brava.
As escolas atendidas com o programa são: EEB Ponta das Laranjeiras, EEB Luís Pacheco dos Reis, EEB Dr. Paulo Carneiro, EEB Profª Tomásia Mendonça Fernandes e EEB Honorata Freitas.
Neste semestre aproximadamente 110 alunos de cinco turmas do 5º ano do ensino fundamental, serão atendidos.
O programa visa levar aos alunos informações sobre drogas, álcool, violência em geral, e de como os jovens devem evitar até mesmo para sair de situações de risco.
No município o programa é aplicado pelo cabo PM Rodrigo com a supervisão do comandante da Polícia Militar da Guarnição de Laguna, Tenente Coronel Jefer Fernandes, e do comandante da Guarnição de Pescaria Brava, Sub-Tenente, Mauro Martins.
Sobre o programa
O Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD) é uma iniciativa da Polícia Militar de prevenção para crianças do Ensino Fundamental até o Ensino Médio. Os pais também recebem orientações em reuniões e palestras, representando um esforço cooperativo entre Escolas, Pais e Polícia Militar. O PROERD é baseado no Programa Americano chamado D.A.R.E (Drug Abuse Resistance Education).
Hoje ele é desenvolvido em mais de 50 países, e cerca de 40 milhões de crianças por ano têm instrução com policiais PROERD.
Os objetivos principais do PROERD são noções de cidadania, prevenir ou reduzir o uso de drogas e a violência entre crianças e adolescentes, tendo como ênfase, auxiliar os alunos a reconhecerem as pressões diretas ou indiretas que os influenciarão ao experimentar álcool, cigarro, maconha, inalantes, ou outras drogas e a resistirem a elas.