Dia da Alimentação Escolar: Produtos da agricultura familiar fazem a diferença em Pescaria Brava

Nesta quarta-feira, 21, é comemorado o Dia da Alimentação Escolar e os produtos da agricultura familiar fazem parte do cardápio diário dos alunos da rede municipal de ensino e deixam a merenda escolar mais diversificada e nutritiva em Pescaria Brava.

A nutricionista da Secretaria de Educação,  Gianna Cesca, destaca que com esse incremento na merenda, todos saem ganhando. “É um círculo vicioso onde todos ganham: o meio ambiente, o agricultor e principalmente nossos alunos, que recebem um alimento mais saudável e, consequentemente, apresentam estado fisiológico adequado ao pleno desenvolvimento e aprendizagem. O PNAE (Plano Nacional de Alimentação Escolar) em Pescaria Brava, está promovendo uma verdadeira revolução”, relata Gianna.

Nesta semana os alimentos foram recebidos por profissionais das escolas, que comemoraram a chegada de frutas, verduras e polpas de frutas, que irão proporcionar uma alimentação de qualidade para os alunos.

Além disso, os profissionais elogiaram a qualidade dos alimentos fornecidos pela Secretaria de Educação, Cultura e Esporte. A merenda foi entregue nas unidades de ensino da rede municipal acompanhadas pela nutricionista Gianna Cesca e a diretora da merenda Cleonice Menegalli Nandi da Rocha (Nice).

Para o secretário de Educação, Sandro Matias da Cunha, “para um País que passa por dificuldades financeiras como o nosso, temos um pequeno município chamado Pescaria Brava, que esta buscando fazer a diferença na educação. Precisamos cada vez mais aprender a somar e multiplicar essas ações”, enfatizou.

A Secretaria de Educação tem a preocupação de enaltecer e dar os méritos para as pessoas que preparam os alimentos, ou seja, as cozinheiras das escolas e centros de educação infantil.

“Estes cuidados para com o preparo nas refeições, os méritos devem ser dados as excelentes pessoas que estão à frente das nossas “cozinhas escolares” que trabalham diariamente com esmero e higiene, buscando oferecer sempre o melhor aos nossos alunos”, destaca Gianna.

Para a diretora da merenda, Cleonice Rocha, “os diretores das instituições de ensino também tem a sua parcela de contribuição, como por exemplo o cuidado no armazenamento de alimentos, procurando sempre oferecer a melhore refeição com carinho e criatividade”, enfatizou Cleonice.

A Secretaria está sempre buscando melhorar o preparo e o cardápio da merenda escolar, proporcionando uma alimentação de boa qualidade para todos os alunos, e com isso melhorar também o rendimento escolar e o desenvolvimento das crianças.

Mas o que é a Agricultura Familiar?

Trata-se da Lei Nº 11.947, sancionada em junho, determinando que no mínimo 30% do recurso federal destinado à merenda escolar seja adquirida diretamente de agricultores familiares. Os recursos são do FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação), repassados ao PNAE (Programa Nacional de Alimentação Escolar), que por sua vez abrange todas as escolas públicas e filantrópicas do país, da educação infantil ao ensino de jovens e adultos.