Pescaria Brava recebe equipamento para fomentar a agricultura e a pesca

O município de Pescaria Brava recebeu na última segunda-feira, 27, um trator que se constitui em uma nova força para os agricultores e pescadores do município.

O trator, modelo 4030, é o mais novo reforço da Secretaria de Agricultura, resultado de recursos de emendas parlamentares com contrapartida da Secretaria de Estado da Agricultura e Pesca.

Preparo da terra, roçado e cultivo são algumas das ações que terão força extra diariamente.

No total, dez município catarinenses foram beneficiados com equipamentos cedidos pela Secretaria de Estado da Agricultura e Pesca. Foram cinco tratores, cinco ensiladeiras e uma carreta agrícola destinados para São José do Cedro, Itapoá, São Miguel da Boa Vista, Itapema, Pescaria Brava, Imbituba, Lindóia do Sul, Guatambu, Campo Alegre e Herval d’Oeste.

O secretário adjunto Airton Spies, representando o secretário Moacir Sopelsa, fez a entrega aos prefeitos.

Os 11 implementos agrícolas foram adquiridos com o saldo remanescente e os rendimentos de aplicação de emendas parlamentares dos deputados federais Rogério Peninha Mendonça, Esperidião Amim, Marcos Tebaldi e Pedro Uczai, além de recursos de convênio com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.  O valor total de investimentos para a aquisição dos equipamentos foi de R$ 405.254,00.

De acordo com o secretário adjunto Airton Spies, a parceria entre a Secretaria e os deputados federais é uma maneira eficaz de atender aos agricultores e pescadores do estado. “Compramos em grande quantidade, então conseguimos preços melhores e um uso melhor dos recursos. Assim, conseguimos atender mais prefeituras e contribuir ainda mais para o desenvolvimento da agricultura e da pesca”.

Em nome dos prefeitos beneficiados, Antônio Avelino Honorato Filho, gestor de Pescaria Brava, destacou a importância dos equipamentos para fomentar a atividade agrícola e pesqueira nos municípios. “Com o apoio dos Governos do Estado e Federal, temos nos esforçado para superar as dificuldades”, ressaltou Honorato.

A carreta agrícola foi destinada para Herval do Oeste; Itapema, São Miguel da Boa Vista, Itapoá, Pescaria Brava e Imbituba receberam um trator cada; e as ensiladeiras foram cedidas para Campo Alegre, Guatambu, Lindóia do Sul, Campo Alegre e São José do Cedros.

Acompanharam o prefeito Antônio Honorato ao ato de entrega, o secretário de Agricultura Frederico Durante e os vereadores Everardo Cardoso Martins, Joaci da Silva, Marciano Costa e Juscelino João Venâncio.

Com informações adicionais:

Ana Ceron