Escola na Ponta das Laranjeiras implanta sistema de cultivo por Aquaponia

Na tarde da última terça-feira (03) a EEB Ponta das Laranjeiras recebeu em suas dependências uma equipe da Udesc – Laguna, composta pelo professor, doutor e zootecnista Maurício Emerenciano, os alunos do mestrado Alison Alves de Souza, Kathia Cienfuegos e Daniel Becerril, este dois são intercambistas do México. E, contou com a participação dos extensionistas da Epagri de Pescaria Brava, Ricardo e Noeli Pazetto. O resultado desta parceria foi a construção do sistema de Aquaponia, na escola.

A ideia para aplicação do sistema de Aquaponia na escola surgiu dos resultados alcançados com a parceria da Udesc e a escola Gregório Manoel de Bem, do bairro Ribeiro Pequeno, em Laguna. Este projeto também foi acompanhado e premiado pela Epagri, no ano de 2015.

De acordo com o artigo “Aquaponia: cultivo consorciado de tilápias e alfaces em sistemas de recirculação de água”, a “aquaponia emerge como um sistema alternativo, pois representa a combinação dos cultivos intensivos de organismos aquáticos com a hidroponia, que consiste no cultivo de plantas terrestres em soluções aquosas”.

E, o que tudo isso quer dizer? Quer dizer que os nutrientes provenientes do cultivo dos peixes serão transformados pelas bactérias em produtos absorvíveis pelas plantas, que com a luz e a oxigenação correta das raízes favorecerá o desenvolvimento dos vegetais. Resultando em alimentos com produção mais rápida, saudáveis e com educação ambiental.

O sistema de Aquaponia foi construído com quatro caixas plásticas retangulares e um tanque (caixa d’água). Dentro das caixas foi inserido camadas de brita (pedras) e argila formando um filtro natural e respeitando um duto para vazão de água. A água disponível no tanque será bombeada para as caixas plásticas, passará pelo filtro e retornará por gravidade ao tanque, mantendo a circulação e reaproveitamento da água.

Dentro do tanque haverá o cultivo de peixes, que não deverão ultrapassar o peso de 100g cada um, no início do processo. E, nas caixas junto ao filtro, estarão as mudas para cultivo de plantas, a exemplo de alface, cebolinha e salsa.

A diretora da escola, Karine, está ansiosa pela finalização do projeto, que já está em sua fase final. O sistema de Aquaponia já foi construído e testado, restam apenas os acabamentos finais da estrutura, para inclusão dos peixes e das mudas. “A ideia é finalizar o projeto antes da semana das crianças” diz a diretora.

Os alunos do pré escolar e do 2º ano, também aguardam ansiosos a conclusão dos trabalhos, principalmente após visualizar parte dos trabalhos realizados e da explicação e apresentação realizada pelo professor Maurício, da Udesc.