SETEMBRO AMARELO…

 

Durante todo o mês que acaba de encerrar, falou-se da Campanha Setembro Amarelo.

O período é marcado, em todo o mundo, por ações e programas que visam à prevenção ao suicídio. O tema é um problema de saúde pública e que faz vítimas a cada minuto. De acordo com os dados oficiais da OMS (Organização Mundial de Saúde) os números são crescentes e alarmantes: no mundo, a cada 40 segundos, uma pessoa atenta contra a própria vida, totalizando cerca de 800 mil mortes por ano. No Brasil, temos 1 morte a cada 45 minutos, o equivalente a 28 mortes por dia. Esses números são superiores às vítimas da AIDS e da maioria dos tipos de câncer.

No Município, com o tema ”Coloque para fora o que te sufoca por dentro!” a campanha abordada procurou, principalmente, incentivar a exposição de sentimentos que podem, se não forem corretamente canalizados, levar a pessoa a colocar sua própria vida em risco.

É um mal silencioso, já que as pessoas fogem do assunto e, por medo ou desconhecimento, não vêem os sinais apresentados por possíveis vítimas do suicídio.

Por isso, mesmo que o mês da campanha tenha chegado ao fim no último domingo, é de extrema importância que o tema não seja esquecido. A causa deve ser um comprometimento de cada um de nós.

Estejamos atentos aos sinais de quem pede socorro!

 

 

 “A gentileza é o jeito mais bonito de ser sol no dia nublado de alguém.”

                                                 (Daniel Duarte)