III MOSTRA PEDAGÓGICO-CULTURAL DA EDUCAÇÃO – 2019
A Prefeitura de Pescaria Brava, por meio de sua Secretaria de Educação, trouxe a público a III Mostra Pedagógico-Cultural – 2019, no último dia 11/12, no espaço Moinho Bacana.
O evento – que contou com a presença de autoridades municipais, convidados, diretores e professores de nossa Rede de Ensino – trouxe à cena os vencedores do Concurso Professor de Excelência – 1ª edição.
Criado com o objetivo de oportunizar, a todos os professores, visibilidade e também de estimulá-los a seguirem aperfeiçoando-se e divulgando o valor de suas iniciativas educadoras, esse Concurso, nesta 1ª edição, contou com a participação de 11 docentes inscritos, os quais submeteram seus trabalhos em forma de Relatos de Experiências a uma comissão julgadora criada propriamente com a finalidade de avaliá-los.
Verdadeiramente, por esse Concurso, veio ao palco aquele que todos os dias tem uma ou mais de uma plateia esperando por ele(a). No papel de personagem central, o professor, protagonista que é, tem a autoridade para lutar por mudanças verdadeiras e profundas em sua prática pedagógica.
Ficou evidente, desde o processo de elaboração dos Relatos, por parte desses profissionais, uma consciência de que são portadores do saber, de tal modo que se sentiram capacitados para lidar com as incertezas, o que os consolidou como aqueles que sabem, mas acima de tudo como aqueles que se ocupam do ser, sendo!
Ao se descobrirem classificados, os professores participantes do Concurso deram-se conta, pelo prestígio que conquistaram, de que suas experiências fizeram-se um Projeto apaixonante, aspecto reforçado pelo engajamento de seus alunos como coautores.
De tudo isso, pudemos concluir um resultado inspirador revelado em todas as experiências relatadas: o Concurso Professor de Excelência 1ª edição foi um marco que precisa se repetir, em nossa Rede de Ensino, infinitamente.
Eis a chave: a escola pode ser um espaço extraordinariamente encantador.