Pescaria Brava pleiteia armazém da Conab
O Secretário de Agricultura, Pecuária, Pesca e Turismo, Frederico Durante Honorato, juntamente com outros prefeitos, vereadores, secretários municipais de agricultura, lideranças regionais e o engenheiro agrônomo Deiviti Martins, representando a AMUREL, estiveram esta semana, na sede da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab/SC), em São José, reivindicando que o governo federal atenda ao pedido das lideranças e determine a construção na região da Amurel de uma unidade de armazenamento de grãos.
Recentemente o governo federal anunciou que destinará R$ 500 milhões para a construção de duas unidades: uma em Xanxerê, que atenderá as regiões Oeste e Meio Oeste e a segunda, no Sul. As lideranças regionais querem que esta seja construída na região da Amurel.
Sabendo do potencial do município, tendo um setor agrícola muito forte, com o cultivo de mandioca, feijão, milho e arroz. Então, visando caminhar para alavancar a cada dia mais a cidade, a Prefeitura colocou Pescaria Brava à disposição da Conab, para a construção de uma unidade de silo de grãos no município, que beneficiará todo o sul do estado.
“Acreditamos que a instalação desta unidade na cidade bravense vai atender todos os agricultores da região, visto que Pescaria Brava fica situada próximo ao porto, aeroporto, é cortado por 16 km de BR-101, e ainda, está mais perto da região do Vale do Braço do Norte, onde estão localizados os grandes interessados em uma estrutura que fique mais próxima. Temos certeza que os agricultores não terão que se deslocarem longos trechos, diminuindo assim o custo, facilitando o transporte e mantendo a qualidade dos produtos. Além disso, eles poderão até mesmo ampliar a área de atuação”, explicou o secretário Frederico.
As lideranças regionais foram recepcionadas na Conab pelo superintendente regional Sione Lauro de Souza e pela gerente de operações Maria de Lourdes Nienkoetter, que disseram estar cientes das necessidades e que acompanham o crescimento do setor agrícola do Sul. Os dois garantiram que emitirão um relatório, que será encaminhado a Brasília através da deputada federal Luci Choinacki, presente à reunião, que intervirá junto à ministra das Relações Institucionais Ideli Salvatti e aos órgãos ligados ao setor agrícola, buscando indicar para o sul de Santa Catarina a construção do armazém.