Seminário estadual de agricultura terá pauta plural sobre questões atuais do setor

Nos dias 07 e 08 de agosto, acontecerá em Rio do Sul, na região do Alto Vale de Itajaí, o 6º Seminário de Secretários e Técnicos municipais de Agricultura do Estado de Santa Catarina.

O secretário de Agricultura do município de Pescaria Brava, Frederico Durante Honorato, integrante da diretoria do Colegiado de Agricultura do Estado, avalia de suma importância o encontro para as cidades com perfil agrícola.

“Os assuntos a serem abordados serão importantes para a troca de experiência  porque teremos a participação de todos os secretários municipais da pasta e principalmente para agregar valores à agricultura familiar”, disse Frederico.

O seminário busca promover informações e debates sobre assuntos primordiais e de interesses comuns do setor agropecuário dos municípios do estado. Dentre os temas abordados será destacada a ênfase de agregação de valor na agricultura familiar através de experiências exitosas existentes nas diversas regiões do estado catarinense.

No intuito de promover a gestão e as finanças públicas municipais, também será apresentado um painel mostrando a importância do registro fiscal rural e seus impactos sobre a economia municipal.

Em virtude das atualizações legais sobre legislação trabalhista, Novo Código Florestal, Novo Código Estadual Ambiental e do Sistema Único de Atenção à Sanidade Agropecuária (Suasa) serão feitas palestras sobre a importância e viabilidade de sua implementação nos municípios.

A palestra de abertura tem o tema "A Importância da agricultura familiar", às 14 horas do dia 7, com Airton Spies, secretário de Estado da Agricultura e da Pesca.
A partir das 15h começa o 1º painel: Agregação de Valor na Agricultura familiar, com o tema "Formas de Agregação de Valor na Agricultura Familiar", tema tratado por Osvaldir Dal Belo, engenheiro agrônomo da Epagri de Concórdia.

Às 15h30 haverá o painel "Experiências Exitosas Sobre Agregação de Valor", começando com a experiência da Agreco", com o professor Volnei Luiz Heidemann, coordenador geral da Agreco, ex-secretário municipal de Educação de Santa Rosa de Lima, seguindo com a experiência da Epagri Chapecó, com Clair Lorenzetti, coordenador da Tecnoagrofamiliar e veterinário da Epagri Chapecó. Por último a experiência da Fundação 25 de Julho, com Valério Schiochet, diretor-presidente da Fundação Municipal de Desenvolvimento Rural 25 de Julho.

A partir das 17h haverá a palestra sobre Sistema de Monitoramento da Comercialização e Uso de Agrotóxico, com Nelton Luiz Baú, engenheiro agrônomo e de segurança do trabalho e assessor da presidência do Crea/SC. A partir das 18h, tempo reservado para questionamentos.

A partir das 18h30min haverá coquetel com apresentações artísticas da Fundação Cultura de Rio do Sul e encerramento das atividades.

No dia 8, as atividades começam às 9h com o 2º painel: Sistema Único de Atenção à Sanidade Agropecuária – Suasa, com a palestra "Sistema Único de Atenção à Sanidade Agropecuária e sua Implementação Prática", com Michel Tavares Quinteiro Milcent, assistente fiscal federal agropecuário do Mapa e Leomar Luiz Prezotto, consultor em agroindústria do MDA. A partir das 10h30min, questionamento e debate, com debatedores indicados pela Secretaria do Estado da Agricultura de SC e do Cosasc. Às 11 horas, palestra de Gilmar Antônio Zanluchi, superintendente do Senar-SC, sobre a Estrutura do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Estado de Santa Catarina.

Após o almoço, marcado para ocorrer entre 12h e 13h30min terá o 3º Painel: Aspectos Ambientais de Impacto na Viabilidade das Propriedades Rurais, com a palestra: Licenciamento Ambiental Rural e sua implementação, com Alexandre Waltrick Rates, presidente da Fatma. Às 14h30, questionamentos e debate, com os debatedores Jean Carlos Naumann, presidente da Anamma/SC e presidente da Faema, além de um representante do Cosasc.

Às 15 horas, 4º Painel: Registro Fiscal Rural, com a palestra: O impacto do registro fiscal rural para a gestão municipal, com Celso Vedana, diretor de Articulação Institucional da Fecam.

A partir das 15h30min, espaço reservado às experiências: Com Nota fiscal vai legal, a cargo de Hélio Daniel Costa, secretário executivo da AMPLANORTE, Mateus S. Silvestrin, assessor de Movimento Econômico da AMVALI e Carlos Lima, técnico tributário da AMUNESC. Em seguida, experiência do Movimento Econômico do Produtor Rural da região da AMNOROESTE, com Eraldo Antunes, promotor de justiça da comarca de São Lourenço do Oeste. O encerramento está previsto para as 16h30min.

A promoção do evento é da Fecam e da AMAVI, que comemora 50 anos de atividades. Mais informações e inscrições, são gratuitas, podem ser obtidas no próprio portal da AMUREL, no baner do evento, na página inicial.

Com informações de Álvaro Dalmagro – Assessoria de Imprensa da AMUREL