Vacinação contra a gripe começa em todas as unidades de saúde nesta segunda-feira

A partir desta segunda-feira, 25 de março, a Prefeitura de Pescaria Brava, por meio da Secretaria de Saúde, dará início à aplicação da vacina contra a gripe para os grupos prioritários. As doses estão disponíveis nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município.

Os grupos prioritários, conforme definidos pelo Ministério da Saúde, incluem:

• Crianças de 6 meses a 5 anos
  • Pessoas de 60 anos ou mais
  • Trabalhadores da saúde
  • Gestantes
  • Puérperas
  • Indígenas
  • Quilombolas
  • Pessoas com deficiência permanente
  • Adolescentes em medidas socioeducativas
  • População privada de liberdade
  • Funcionários do Sistema de Privação de Liberdade
  • Professores e trabalhadores de instituição de ensino básico e superior
  • Profissionais das Forças Armadas (Exército, Marinha e Aeronáutica)
  • Profissionais das forças de segurança e salvamento (policiais federais, militares, civis e rodoviários; bombeiros militares e civis; guardas municipais)
  • Pessoas em situação de rua
  • Caminhoneiros
  • Trabalhadores de transporte coletivo rodoviário para passageiros urbano e de longo curso
  • Trabalhadores portuários
  • Pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais (doença respiratória crônica, doença cardíaca crônica, doença renal crônica, doença hepática crônica, doença neurológica crônica, diabetes, imunossupressão, obesos, transplantados, portadores de trissomias)

A aplicação da vacina da Influenza acontece em todas as salas de vacinação da rede municipal de saúde. Não é necessário agendamento, basta comparecer a uma unidade de saúde com um documento de identificação pessoal, preferencialmente CPF ou cartão do SUS.

Para idosos com 80 anos ou mais e pessoas acamadas serão vacinados em casa.

A Campanha de Vacinação da Influenza, tradicionalmente realizada entre os meses de abril e maio, foi antecipada pelo Ministério da Saúde devido ao aumento da circulação de vírus respiratórios no país ainda no verão. A vacinação, administrada anualmente em dose única, visa reduzir o número de casos graves e óbitos pela doença.

Os pontos de vacinação nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) funcionarão de segunda a sexta-feira, das 08h às 13h e das 13h às 16h30. Os locais de vacinação são:

• ESF Sertão
  • ESF Barreiros
  • ESF Santiago
  • ESF Laranjeiras

A campanha ocorrerá no período de 25 de março a 31 de maio, com disponibilidade de 50 doses diárias.