Ação Comunitária marca o aniversário de Pescaria Brava

A Prefeitura de Pescaria Brava, realiza amanhã,  sábado, dia 1º, das 09h às 17 horas, no salão paroquial da localidade de Barreiros, um dia de Ação Comunitária e Cidadania. A população poderá usufruir de diversas ações comunitárias e de saúde. 

O evento faz parte das comemorações do aniversário do segundo ano de emancipação político-administrativa do município, festejado no dia 25 deste mês, mas, que em virtude das eleições, será comemorado no sábado, dia 1º de novembro.

Uma equipe da prefeitura esteve no salão durante toda esta sexta-feira, 31, acertando os últimos detalhes da festa, como a montagem de stands, decoração e colocação de tendas, para receber o povo bravense.

Serviços que estarão a disposição da população:

– Cartão SUS– Inclusão no Cadastro Único do Governo Federal

– Carteira do Idoso– Medição de pressão arterial– Exames de diabetes

– Orientação nutricional

– Exposição de trabalhos artesanais confeccionados pelos Grupos Organizados de Mulheres

– Coleta de óleo de cozinha

– Doação de mudas de árvores nativas e frutíferas

– Distribuição de sementes e verduras

– Nota do produtor rural

– Cadastro Ambiental Rural – CAR

– Atendimento de médico veterinário

– Cadastro de CPF– Recreação para as crianças

– Distribuição de pipocas e algodão doce

– Atendimento do Conselho Tutelar

– Cadastro para transferência de documentos de veículos de Laguna para Pescaria Brava

De acordo com a secretária de Assistência Social, Adriana Maria Jonck, para as pessoas que irão participar do evento está se pedindo a doação de um Kg de alimento não perecível, que serão distribuídos às famílias carentes do município, na campanha Natal do Bem.

“Teremos um dia repleto de ações para toda a população. Tenho certeza que esse evento ficará marcado no coração dos bravenses”, acrescentou Adriana.

A doação de alimentos é facultativa, quem não a fizer, vai poder participar do evento normalmente.

Serviço:

Ação Comunitária de Pescaria Brava

Data: 01º de novembro de 2014 (sábado)

Local: Salão Paroquial de Barreiros

Horário: Das 09h às 17h. 

Realização: Prefeitura de Pescaria Brava, através das Secretarias de Assistência Social, Saúde, Educação, Cultura e Esportes, Obras, Administração e Finanças, Agricultura, Pecuária, Pesca, Meio Ambiente e Turismo, como apoio da Coordenação de Comunicação

 

HISTÓRIA POLÍTICO-ADMINISTRATIVA DE PESCARIA BRAVA

Em 15 de maio de 1857, Pescaria Brava se transformou num dos primeiros distritos criados pela Assembleia Legislativa Provincial de Santa Catarina, por meio da Resolução nº 437. Foi elevada à categoria de Freguesia, a menor divisão administrativa, sendo denominada Freguesia de Bom Jesus do Socorro.

Já a ideia de emancipação, primeiramente, nasceu da mente e do trabalho de Enaldo Cardozo de Souza, escrivão de Cartório, que dizia que sempre que foi sonho de seu pai ver Pescaria Brava emancipada. 

A Comissão Emancipacionista formada no dia 11 de fevereiro de 1995, era composta por 11 membros, tendo como presidente Enaldo. No dia 29 de março do mesmo ano, foi enviado à Assembleia Legislativa, o pedido de emancipação. Desta forma, a Comissão foi credenciada.  

Em 17 de dezembro de 1995, aconteceu o tão esperado plebiscito, no qual a maioria optou pelo sim, porém, já que o voto não era obrigatório houve falta de quórum  e Pescaria Brava não se tornou município. 

Alguns anos mais tarde, uma nova comissão emancipacionista, que tinha como presidente da comissão, Antônio Avelino Honorato Filho, se formou com o intuito de tentar elevar o distrito de Pescaria Brava, à categoria de município.  

Após muitos esforços, a comissão conseguiu marcar novo plebiscito para o dia 29 de junho de 2003, e desta vez atingiu sua meta. Poucos dias depois, foi assinada pelo Governador do Estado a Lei 12.690/03, criando no dia 25 de outubro do mesmo ano, o mais novo município de Santa Catarina.  

Em seguida, o então governador do Estado, Sr. Luiz Henrique da Silveira encaminhou ofício ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE), solicitando a realização de eleições, no qual aconteceu em 2012, tendo como primeiro prefeito,  Antônio Avelino Honorato Filho e vice-prefeito, Enaldo Cardozo de Souza. 

Vale ressaltar que, o mais novo município catarinense, Pescaria Brava, é considerado um dos povoados mais antigos do estado.

Segundo historiadores, sua colonização ocorreu há mais de 300 anos, com a chegada de imigrantes portugueses à região.

Colonização

A cidade é formada por descendentes de portugueses, alemães, italianos, africanos, açorianos, quilombolas, entre outros.

Número de habitantes

Segundo dados do IBGE, do ano de 2012, a cidade Bravense tem uma população de 9.687 habitantes, sendo 7.050 eleitores.

Base da Economia

 Pescaria Brava tem como base da sua economia, a agricultura familiar, pecuária e pesca. O município se destaca pela produção de camarão, considerado um dos melhores do estado. Há ainda engenhos de farinha, pequenas fábricas de malhas e móveis, além de um setor agrícola muito forte (com o cultivo de mandioca, feijão, milho e arroz) e pesca (com destaque para a tainha, corvina e anchova). Dedica-se ainda na bovinocultura de corte e de leite, suinocultura e avicultura. 

Hoje, Pescaria Brava conta com aproximadamente 5.000 cabeças de gado e 568 produtores rurais.

Localização

Pescaria Brava está situada na região da Associação de Municípios da Região de Laguna (AMUREL). A cidade faz divisa com Laguna, Capivari de Baixo, Gravatal e Imaruí. Está a cerca de 100 km ao sul da Capital Catarinense, Florianópolis. Ao todo, possui um território de 150 quilômetros quadrados, divididos em 15 comunidades.