Formatura do PROERD em Pescaria Brava acontece na quarta-feira, dia 26.

Na próxima quarta-feira, 26, estará acontecendo a Formatura de Conclusão do Programa PROERD para alunos da rede municipal e estadual de ensino de Pescaria Brava.

O evento está marcado para acontecer nas dependências do CTG do Tio Preto, às margens da BR 101, a partir das 19h.

De acordo com o secretário de Educação, Cultura e Esportes de Pescaria Brava, Sandro Matias da Cunha, aproximadamente 220 alunos receberão o diploma de conclusão do programa. “Além dos alunos de Pescaria, teremos o prazer em ter conosco, estudantes da Passagem da Barra, Ponta da Barra, CAIC, Caputera, Bentos, Bananal, Ribeirão e Figueira, entidades do município vizinho de Laguna que também receberão o certificado”, enfatizou Sandro.

Nos últimos meses os alunos estiveram envolvidos com policiais militares, responsáveis pelo programa, que acolheram e orientaram as crianças sobre os mais diversos temas socais.

Para o prefeito Antônio Honorato, o PROERD é uma garantia de que os alunos se tornem jovens mais confiantes sobre como agir em relação aos perigos que rondam a sociedade. “É um belo programa. O trabalho realizado pela Polícia Militar é digno de aplausos”, disse Honorato.

Sobre o programa:

O Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD) tem como base o D.A.R.E. (Drug Abuse Resistance Education), e foi criado pela Professora Ruth Rich, em conjunto com o Departamento de Polícia da cidade de Los Angeles, EUA, em 1989.

Atualmente o Programa está presente nos 50 estados americanos, e em 58 países.No Brasil ele chegou em 1992 através da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro, sendo que desde 2002 se encontra em todos os Estados brasileiros.

O PROERD é desenvolvido nas escolas públicas e particulares, no 5º e 7º ano do Ensino Fundamental, na educação infantil (PROERD Kids) e para adultos com o Proerd para Pais, por policiais militares treinados e preparados para desenvolver o lúdico, através de metodologia especialmente voltada  para crianças, adolescentes e adultos.O objetivo é transmitir uma mensagem de valorização à vida, e da importância de manter-se longe das drogas e da violência.

O Programa é pedagogicamente estruturado em lições, ministradas obrigatoriamente por um policial militar fardado; que além da sua presença física em sala de aula como educador social, propicia um forte elo na comunidade escolar em que atua, fortalecendo o trinômio: Polícia Militar, Escola e Família.

O Programa oferece, em linguagem acessível às faixas etárias que se direciona, uma variedade de atividades interativas com a participação de grupos em aprendizado cooperativo; atividades que foram projetadas para estimular os estudantes a resolverem os principais problemas na fase em que se encontram vivendo.