Pescaria Brava elabora Plano Municipal de enfrentamento para proteger crianças e adolescentes da violência e da exploração sexual

Tendo como objetivo geral o de fortalecer a articulação com vista à prevenção, proteção e defesa de direitos e visando mobilizar diversos órgãos e entidades ligados à Defesa do Direito das Crianças e Adolescentes  de Pescaria Brava, a Prefeitura Municipal através do Programa de Apoio a Meninos e Meninas – PROAME – CEDECA, de São Leopoldo no Rio Grande do Sul, está discutindo propostas para a formação do Plano Municipal de Enfrentamento para proteger crianças e adolescentes da violência e da exploração sexual.

Os encontros do mês de janeiro aconteceram nos dias 27 (terça) e 28 (quarta-feira), nos salões do Restaurante do Lelê, no centro de Pescaria Brava e contou com a presença de vários segmentos da sociedade e da administração municipal, como assistência social, educação e conselho tutelar.

De acordo com a advogada dos direitos humanos de crianças e adolescentes, do Programa de Apoio a Meninos e Meninas, Alda Menine, esse é um trabalho que começou ano passado e que terá seu encerramento em maio deste ano.

“Ainda temos mais quatro encontros pela frente, nos meses de fevereiro, março, abril e maio, quando deveremos estar lançando o Plano. Aqui em Pescaria Brava, chamamos esse projeto inicial de Primeiros Passos, onde discutimos várias propostas até chegarmos a finalização do Plano Municipal”, disse Alda.

Além da advogada Alda Menine, a assistente social Jaira Garske, também foi responsável por nortear o encontro.

Para Jaira, o objetivo geral é estabelecer um conjunto de ações articuladas que permita a intervenção técnica-política e financeira para o enfrentamento a violência doméstica, abuso e exploração sexual contra crianças e adolescentes.

Para Marilene de Oliveira, da secretaria de Assistência Social de Pescaria, é muito importante que o município se preocupe com esse tipo de problema.

“Por sermos um município novo é de suma importância que esse assunto seja discutido o mais rápido possível”, disse Marilene.

Os encontros do Projeto Primeiros Passos em Pescaria Brava conta com o apoio do Instituto Camargo Correa – ICC, uma das empresas responsáveis pela construção da Ponte Anita Garibaldi, tendo como Organização Proponente o Programa de Apoio a Meninos e Meninas, PROAME-CEDECA, de São Leopoldo, Rio Grande do Sul.

Como denunciar?

Conselho Tutelar: (48) 3646-2067