Prefeitura de Pescaria Brava lança o projeto “Viver Saúde” em parceria com o SESC

A prefeitura de Pescaria Brava em parceria com o Sesc- Laguna coloca a disposição da população bravense o projeto “Viver Saúde”, que será lançado na terça-feira, 07, nas dependências do salão paroquial do Sertão de Cima (Estiva), a partir das 14h.

O prefeito Antônio Honorato acompanhado do secretário de Educação Sandro Cunha, secretária de saúde Daiana Dozol, secretário de Administração Cláudio Durante e da primeira-dama Adriana Maria Jonck, recebeu na sede da prefeitura o gerente do Sesc Laguna, José Eduardo Fernandes e o professor responsável pela execução do projeto, Fagner Amauri Viana.

Para o gerente do Sesc, José Eduardo, “o projeto Viver Saúde tem seu desenvolvimento baseado em ações sistemáticas de educação em saúde, voltadas para a prevenção das doenças ou problemas mais evidentes em cada localidade”.

O desenvolvimento do projeto acontece reunindo as pessoas para que recebam orientações sobre temas de interesse da comunidade.

O projeto tem por objetivo contribuir para o desenvolvimento social da comunidade através da realização de ações de promoção de saúde, buscando a efetiva participação comunitária.

Estimular a discussão de temas identificados na comunidade como determinantes de saúde, orientar os debates, propor metas, identificar desafios, estimular agentes de multiplicação das ações, mobilizar instituições, parcerias, capacitar a comunidade para mobilização social consciente e transformadora.

Para o prefeito Antônio Honorato, a parceria com o Sesc é muito importante para o município e para a população como um todo.

“Contar com essa parceria, com os profissionais e a capacidade do Sesc com certeza é um diferencial para a população bravense, que terá mais um serviço de qualidade a disposição”, ponderou o prefeito.

Principais temas a serem trabalhados:

Alimentação saudável;

Atividade física (hábitos saudáveis);

Capacitação de lideranças (profissionais de saúde, líderes comunitários, escolares, educadores, entre outros);

Cuidados com higiene em geral;

Desenvolvimento de comunidade;

Direitos e deveres do cidadão (cidadania);

Meio ambiente (preservação dos recursos naturais);

Prevenção ao câncer de pele;

Prevenção ao uso e abuso de drogas;

Qualidade de vida;

Saúde do Homem (prevenção ao câncer de próstata);

Saúde da Mulher (prevenção ao câncer de mama e colo uterino);

Saúde bucal;

Sexualidade (gravidez, métodos contraceptivos, DST/Aids);

Valorização pessoal, entre outros.

Serviço:

Lançamento do Projeto Viver Saúde

Local: Salão paroquial do Sertão de Cima (Estiva)

Data: 07/04/2015 / terça-feira