Pescaria Brava solicita revisão de estimativa populacional

A Prefeitura de Pescaria Brava, está solicitando ao Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) uma revisão do número de habitantes  do município.

O questionamento administrativo em relação ao último Censo e as atualizações anuais feitas pelo IBGE, que servem como base da distribuição de verbas para os municípios, foram feitas nesta semana pelo prefeito Antônio Honorato durante encontro com o chefe do órgão no Estado, Alceu José Vanzella.

De acordo com o Honorato, a população de Pescaria está subestimada e com isso o município deixa de ser incluído numa faixa maior e mais justa de repasses estaduais e federais.

“Segundo dados do Instituto atualizados em 2014, Pescaria Brava hoje conta com uma população de 9.761, e nós temos a plena convicção que esse número ultrapassa 10 mil habitantes”, ressaltou o prefeito.

O questionamento do governo municipal tem amparo em cruzamento de dados relativos aos números oficiais de domicílios, residências atendidas pelos serviços de energia elétrica e abastecimento de água, número de veículos emplacados no município, e principalmente pelos números de atendimento na saúde, através das agentes comunitárias.

Para o procurador geral do município, Antônio Luís dos Reis, essa discussão é importante para os interesses administrativos e financeiros de Pescaria Brava.  “Defendemos uma revisão dos números divulgados pelo IBGE para que possamos pleitear a elevação do FPM do município e assim receber um repasse de verbas maior e mais justo. Trata-se de uma questão de justiça”, frisou Reis, cobrando uma urgente e necessária atualização da densidade populacional do município.

Uma nova reunião entre a procuradoria municipal e o corpo técnico do IBGE, deve ser agendada para as próximas semanas.