Nascem os dois primeiros bezerros frutos de inseminação artificial em Pescaria Brava
Os primeiros dois bezerros de inseminação artificial frutos do Programa de Melhoramento Genético do rebanho do município de Pescaria Brava, desenvolvido pela Secretaria de Agricultura, nasceram na segunda quinzena de agosto deste ano.
Na propriedade do Sr. Gabriel Barreto Júnior a inseminação foi realizada numa vaca Jersey e o sêmem utilizado foi Girl Leiteiro, enquanto que nas terras do Sr. Tomaz de Oliveira Matos, foi feito em uma vaca Jersey cruzada com Nelore e o sêmem foi de gado Nelore.
Segundo o inseminador Edgar Cardoso, da secretaria de Agricultura, o programa vem atender as necessidades dos produtores rurais em melhorar seus índices de produção e, por consequência, mantendo-os dentro da propriedade, tendo melhor qualidade de vida.
“Nasce daí a expectativa de sempre ter animais cada vez melhores e, num futuro próximo, fazer da venda de animais excedentes uma fonte extra de renda”,enfatizou.
Até o presente momento foram realizadas trinta (30) inseminações no município, apenas em três processos os técnicos não obtiveram êxito (mas, o processo foi repetido), e nos próximos dias mais quatro bovinos estão para nascer.
Criado através da Lei nº 077 de 10 de junho de 2014, o Programa de Melhoramento Genético do rebanho do município, teve início em setembro do ano passado.
Na época a Secretaria de Agricultura, Pecuária, Pesca ,Turismo e Meio Ambiente recebeu dois botijões para armazenamento, doados pela Secretaria de Estado da Agricultura e adquiriu 250 (duzentas e cinquenta) doses de sêmen de ótima qualidade para o início dos trabalhos.
Os sêmens adquiridos foram todos de animais de alto padrão genético, selecionados de diversas raças, como gado de corte: Nelore, Brahman, Tabapuã (zebuínos), Aberdeen Angus e Red Angus (europeu) e ainda gado leiteiro Jersey, Gir leiteiro e Holandês.
Para o secretário de Agricultura do município, Frederico Durante Honorato, o programa fortalece os criadores e melhora o rebanho com um custo muito baixo.
“O produtor paga apenas uma taxa no valor de R$ 30,00 (trinta) reais com direito a uma inseminação e a outro processo de fecundação artificial se acontecer algum problema técnico. A mão de obra e o transporte serão custeados pela Prefeitura. Além disso, temos toda a segurança sanitária nesse processo”, salientou Frederico.
Serviço:
As pessoas interessadas deverão procurar a secretaria de Agricultura, no horário das 13h às 19h, retirar uma guia bancária no valor de R$ 30,00 e agendar o procedimento.
Mais informações no telefone 3646 2013 – ramal 212 e 213