Semana do trânsito: alunos da escola de Santiago realizam ações educativas

Para alertar e conscientizar a população com relação aos perigos no trânsito,  foram realizadas várias ações com os alunos da Escola Dr. Paulo Carneiro, da localidade de Santiago, coordenadas pela professora Raquel Barreto.

Na última sexta-feira (25), em virtude da Semana Nacional do Trânsito e com o apoio do Grupamento da Polícia Militar de Pescaria Brava, os alunos foram às ruas do bairro, entregaram sacolas confeccionadas por eles aos motoristas, criaram frases com atitudes gentis, confeccionaram painéis e ainda aprenderam sobre a  importância dos sinais e placas de trânsito.

Essas ações foram feitas graças ao apoio da Secretaria de Educação, Cultura e Esportes, através do PNAIC – Pacto Nacional pela Alfabetização da Idade Certa que tem como principal objetivo garantir que todas as crianças brasileiras até oito anos sejam alfabetizadas.

De acordo com Rose Espindola, uma das coordenadoras do PNAIC, a importância de uma formação continuada e com uma contribuição rica para o pedagógico das escolas, fez com que o município de Pescaria Brava assumisse este compromisso com professores, coordenador e orientador de estudos.

“Estamos tendo resultados fantásticos com o PNAIC em Pescaria Brava, fruto   do trabalho em conjunto que estamos realizando com professores, diretores, alunos e seus familiares”, comemora Rose.

As escolas da rede municipal de ensino foram contempladas no início do ano letivo com o tema interdisciplinaridade, que propõe a capacidade de dialogar com as diversas ciências, fazendo entender o saber como um e não partes, ou fragmentações.

“É muito importante para o aluno saber que quando eles fazem as atividades em conjunto, que visam o bem estar coletivo, estão colaborando para a formação de um mundo melhor”, avalia a professora Raquel.

A direção da Escola Dr. Paulo Carneiro está sob a responsabilidade de Jaira Vieira.

O PNAIC em Pescaria Brava tem a coordenação das técnicas Rose Espindola e Carine Borges Cardoso, com a orientação do secretário de Educação, Sandro Matias da Cunha.