Outubro Rosa: uma tarde especial para as mulheres

Mulheres de várias localidades do município, estiveram participando nesta quinta-feira, 15, de uma tarde especial em virtude da campanha Outubro Rosa em Pescaria Brava.

O evento organizado pela Secretaria Municipal de Saúde,  tem por objetivo a conscientização  dirigida à sociedade e às mulheres sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama.

Na abertura a secretária de Saúde, Daiana Dozol de Andrade Goulart, agradeceu a participação da população e principalmente à sua equipe de trabalho.

“Tenho muito orgulho dos profissionais que estão comigo na secretaria, agradeço o comprometimento e a disponibilidade de todos, em especial as agentes comunitárias de saúde que estão na linha de frente, visitando as residências do município e nos trazendo informações e as sugestões dos usuários”, ressaltou Daiana.

A emoção tomou conta dos participantes, quando foi proferida a palestra sobre orientação e prevenção ao câncer de mama.

A enfermeira Silvia Terezinha, que trabalha no ESF da localidade de Barreiros, falou de sua experiência de vida. Silvia,  teve o câncer de mama diagnosticado precocemente, passou por uma cirurgia e sessões de quimioterapia.

“Não adianta enfrentarmos o problema com lágrimas, temos que ser fortes e brigar contra o câncer. O diagnóstico precoce, foi essencial para o tratamento. Meus cabelos caíram, fiquei afastada por sete meses do meu emprego, mas venci  esta batalha. Hoje estou de volta ao meu trabalho, tomo medicamentos diariamente, consultas, mas, estou sempre de bem com a vida”, relatou ela.

Em seguida, a psicóloga da rede municipal de saúde, Jamile Rosa, proferiu duas palestras, a primeira tratava sobre o diagnóstico do câncer de mama e os medos e receios que as mulheres enfrentam.

Depois, o assunto em pauta foi a violência contra as mulheres, com enfoque maior para a Lei Maria da Penha.

“Necessitamos de informação, mas principalmente temos que ter amor próprio para enfrentar de peito aberto toda situação adversa”, relatou Jamile.

No sábado, dia 24, Dia “D” da Campanha, as unidades de saúde de Barreiros, KM37 e extensão do Sertão da Estiva, ficarão abertas entre 08h e 16h, para a realização de preventivo e mamografias.

Participaram ainda do encontro, o vereador Everardo Cardoso Martins, secretário de assistência social, Salésio Martins de Souza, Dr. Elivel Alonso Padron, agentes comunitárias de saúde e servidores municipais.

Saiba mais:

Neste mês, a campanha de combate ao câncer de mama espalha sua cor rosa por vários países. A iniciativa surgiu na Califórnia, em 1997, por meio do movimento popular conhecido como Outubro Rosa, e ganhou o mundo ao iluminar com holofotes cor de rosa a Torre de Pisa, na Itália, o Arco do Triunfo, na França, o Cristo Redentor, no Rio de Janeiro, entre outros.

O objetivo do Outubro Rosa é chamar a atenção e conscientizar as mulheres que têm 40 anos ou mais sobre a necessidade de reservar um dia em sua agenda para a realização da mamografia anual.

Segundo dados do Inca (Instituto Nacional de Câncer), o câncer de mama é o mais comum entre as mulheres, correspondendo a 22% dos novos casos de câncer a cada ano. No Brasil, a taxa de mortalidade relacionada a essa enfermidade continua elevada, provavelmente porque, apesar da disseminação de informações preventivas, ainda é uma doença diagnosticada em estágios avançados.

Mais informações com a Secretaria de Saúde Municipal, através do telefone 3646 2013, no horário das 13h às 19h ou no posto de saúde mais próximo de sua residência.