Pescadores artesanais, Polícia Ambiental e classe política de Pescaria estarão reunidos na próxima segunda-feira, 23.

Na comunidade de Ponta das Laranjeiras em Pescaria Brava os pescadores possuem uma área de trapiche de onde partem com suas embarcações para a lagoa na captura de pescados.

E a maioria deles utiliza a rede como principal ferramenta de pesca, especialmente agora com o fim do defeso do camarão.

Por esse motivo, ao redor da lagoa Santo Antônio dos Anjos foram construídas algumas guaritas, lugar onde são guardados, além das redes, demais apetrechos para a pesca.

A Polícia Ambiental considera a estrutura irregular e quer retirá-las da lagoa, o que afetaria e muito o trabalho dos pescadores da região.

De acordo com os moradores da comunidade, atualmente estão acontecendo muitos roubos e essas guaritas servem justamente para dar maior segurança ao material utilizado na pesca.

Nesta semana o secretário de Agricultura, Pecuária, Pesca e Meio Ambiente de Pescaria Brava, Frederico Durante, representando a administração municipal, participou de uma reunião com os pescadores locais.

“Respeitamos a posição da Polícia Ambiental, mas vamos tentar um entendimento para que a classe pescadora não seja prejudicada. Precisamos de diálogo”, salientou Frederico.

E justamente para tentar resolver essa situação é que na próxima segunda-feira, 23, estará acontecendo uma audiência pública, envolvendo pescadores, vereadores, prefeitura e Polícia Ambiental.

“Importante que a representação política de Pescaria Brava e as pessoas interessadas direta e indiretamente, participem deste encontro”, disse Frederico.

O encontro acontece às 19h, no salão paroquial da comunidade.