Social: Integrantes de grupos organizados de mulheres, ganham através de sorteio, a oportunidade de conhecer a Feira do Artesanato em Minas Gerais

Duas integrantes dos grupos organizados de mulheres de Pescaria Brava, estão com viagem marcada para Belo Horizonte, no dia 04 de dezembro, onde irão conhecer  a 26ª edição da Feira Nacional do Artesanato, considerada a maior feira do segmento da América Latina.

O sorteio com uma viagem entre as participantes dos grupos, faz parte da Ação Social “Paninho Amigo”, numa parceria entre a Prefeitura Municipal, secretaria de Assistência Social e Grupo Lalua.

A ação tem por objetivo fortalecer e promover o desenvolvimento dos clubes de mães e grupos organizados de mulheres de todos os cantos do Brasil, resgatando o espírito da solidariedade e contribuindo para a construção de uma sociedade mais humana, por meio do incentivo ao ato de doar, desenvolvendo cursos de artesanato, promovendo ações sociais, eventos comunitários e viagens culturais.

O sorteio deste ano aconteceu na última segunda-feira, 23, no programa Conexão Pescaria da Rádio Litoral, que contemplou Gisele Dias, do Grupo Mãos de Fada do Sertão de Baixo, que por sua vez, declinou do prêmio, passando-o para a presidente do grupo, Sra. Juçara Aparecida Pereira.

Dona Juçara irá acompanhada de Petronilha da Rocha Luciano, do grupo Bom Retiro da localidade de Barreiros, sorteada na promoção do ano passado.

“O diferencial da ação social “Paninho Amigo” é o serviço social. Durante o ano, cada mulher integrante dos grupos organizados do município recebeu um ‘Kit Paninho Amigo’ contendo panos de prato prontos para serem bordados. Dos trabalhos desenvolvidos, muitos são escolhidos para comercialização na Feira Nacional de Artesanato. Os recursos arrecadados serão revertido para as Apaes de Laguna e Capivari de Baixo”, destaca Liliane Aguiar, assistência social.

O sorteio foi acompanhado pelo secretário de assistência social, Salésio Martins, assistente social Liliane Aguiar, representando os grupos organizados, Sra. Marilene de Oliveira, jornalista Josiane e João Medeiros, apresentador da Rádio Litoral.

Saiba mais sobre a feira:

No início do mês de dezembro, Belo Horizonte se renderá mais uma vez à magia do artesanato.  Com o tema “Do Bronze ao ouro, do suor a superação, a alegria de um Brasil feito à mão”, a 26ª Feira Nacional de Artesanato, promete levar para o Expominas, toda a diversidade do artesanato brasileiro.

 

A expectativa é que mais de 200.000 pessoas, visitem o evento que acontece entre os dias 01 à 06 de dezembro, superando assim, a marca do ano passado em que mais de 170.000 mil pessoas estiveram no Expominas para prestigiar a Feira Nacional de Artesanato, que é considerada a maior feira do gênero na América Latina.

 

Conhecida por movimentar negócios na casa de R$ 90 milhões incluindo lojistas, a FNA é uma ótima oportunidade para os artesãos realizarem vendas e fazerem contatos, além de participarem de consultorias voltadas ao empreendedorismo visando auxiliar no seu crescimento profissional. Para o público visitante, as atrações durante a feira, ficam reservadas as oficinas de artesanato que vão entre trabalhos com papel reciclado, bordados, tear, novidades culturais que estarão reservadas para os sete dias de evento além da cenografia que é um atrativo a parte do evento.