Conselheiros Tutelares de Pescaria Brava participam de curso de formação
Conselheiros tutelares, empossados no último domingo, 10, estão representando o município de Pescaria Brava nas aulas do primeiro módulo de formação para conselheiros, oferecido pela Escola de Gestão Pública Municipal (Egem), em parceria com a Amurel.
O objetivo do encontro, que está acontecendo nesta quinta e sexta-feira no auditório da entidade, é ampliar os conhecimentos na área dos direitos sociais, as políticas públicas e legislações específicas, e potencializar suas atuações na área da infância e juventude.
O curso de formação para conselheiros tutelares está previsto em resolução do Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda) e passou a ser cobrado com maior rigor pelo Ministério Público aos novos conselheiros escolhidos no último pleito eleitoral.
Está dividido em cinco módulos e os demais serão ministrados para cada grupo de municípios nos meses de fevereiro, março, abril e maio, sempre no auditório da Amurel.
Nestes dois dias estão participando os municípios de Pescaria Brava, Rio Fortuna, Santa Rosa de Lima, São Ludgero e São Martinho.
A palestrante é Luciana Rocha Leme.
Para o secretário de Assistência Social de Pescaria Brava, Salésio da Silva, a capacitação é uma forma de educação e de fundamental importância para quem trabalha com a questão social, principalmente quando é para garantir a efetividade e eficácia dos direitos da cidadania. “Nesse processo, a compreensão e o domínio de conhecimentos de legislações específicas, e no campo das políticas públicas, são indispensáveis”, frisou ele.
Com informações e fotos do jornalista Álvaro Dalmagro – Amurel