Educação: Merenda escolar com qualidade para os alunos da rede municipal de ensino

A merenda escolar da Prefeitura de Pescaria Brava é administrada pelo Departamento de Merenda, vinculada a Secretaria de Educação, Cultura e Esportes.

Para este ano, o processo licitatório já foi realizado no último dia 04 e o cardápio das escolas com funcionamento de meio período e integral já estão com as diretoras. Os alimentos começarão a ser distribuídos no dia 19, já que  o início das aulas acontece na segunda-feira, 22;

O cardápio é planejado pela nutricionista da Prefeitura, obedecendo aos princípios exigidos pelo Ministério da Educação (MEC) e executado pelas merendeiras das escolas e centros de educação infantil do município.

De acordo com a nutricionista Gianna Cesca, os pais podem ficar tranquilos porque a merenda escolar servida nas escolas municipais é de ótima qualidade. “Ficamos muito satisfeitos com os resultados obtidos no ano passado, onde o cardápio escolar foi feito de acordo com as necessidades diárias das crianças e com alimentos saudáveis. Os pais e familiares podem fica tranquilos, porque a merenda escolar servida nas escolas da rede municipal é de qualidade e dentro dos padrões exigidos pelo Ministério da Educação”, declarou Gianna.

Na licitação, os itens adquiridos foram os seguintes: achocolatado vitaminado, açúcar refinado, amido de milho, arroz parboilizado, arroz branco, bebida láctea, aveia em flocos, biscoito doce sabor leite, biscoito doce sabor maisena, biscoito salgado tipo cream cracker, biscoito sortido, café em pó, colorau, cominho moído, doce de frutas sabor uva ou banana, doce em pasta sabor doce de leite, extrato de tomate, farinha de milho fina, farinha de trigo especial, feijão preto, feijão vermelho, fermento biológico, fermento em pó químico, gelatina, margarina, massa espaguete, massa em parafuso, macarrão sem glúten tipo parafuso, óleo de soja, leite longa vida integral, sal, vinagre, batata inglesa, cebola de cabeça, cenoura, laranja, maça, banana branca, mamão formosa, repolho verde, tomate, ovos, carne congelada de bovino sem osso, carne moída bovina congelada, cortes congelados de frango (coxa e sobrecoxa), cortes congelados de franco (peito), leite em pó, leite sem lactose, farinha de mandioca, alho, beterraba, abóbora, aipim sem casca, chuchu.

Para Cleonice Nandi da Rocha, diretora da merenda, o foco será o de servir uma alimentação de qualidade e com muita higiene no preparo dos alimentos. “O aluno bem alimentado, com uma merenda de qualidade, com toda certeza tem um rendimento muito melhor em seu aprendizado”, destacou Cleonice.

Em anexo estão os cardápios elaborados.