Mulheres produtoras de Pescaria Brava receberam curso de produção de conserva de frutas, hortaliças e temperos.

Atendendo a uma solicitação das mulheres produtoras do Sertão, em Pescaria Brava, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Agropecuário, Pesca e Meio Ambiente e a Secretaria de Assistência Social, buscaram junto a Epagri e ao Serviço Nacional de Aprendizagem rural – Senar parceria para a realização do Curso de produção de Conserva de frutas, hortaliças e temperos.

O curso ocorreu nos dias 29 e 30 de março, no salão paroquial do Sertão da Estiva e teve o objetivo de qualificar as mulheres rurais a produzir artigos com as frutas de época e da região. A instrutora Veloni Rost de Oliveira, ministrou o curso que teve duração de 16 horas, visando o fortalecimento da fonte de renda das participantes com a produção.

O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – Senar/SC, órgão que é vinculado à Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina – Faesc, juntamente com o Sindicato Rural de Imaruí montam o projeto, realizam a compra de insumos e materiais necessários para o curso e indicam o instrutor responsável. Este instrutor atua como mediador do conhecimento e da prática junto aos participantes.

Durante os dois dias de imersão no curso, as mulheres aprenderam a produzir geléias, geleado (similar a geléia, porém com pedaços de frutas), doces pastosos e de corte, compotas, pectinal (fibra solúvel encontrada na casca das frutas e que auxilia na consistência e na base da geléia), molho de tomate, pasta de alho, pasta de temperos, conservas e picles (pepinos conservados em salmoura ou no vinagre).

Ingredientes utilizados na produção: frutas: abóbora, mamão, maracujá, laranja, carambola, abacaxi, manga, maça e limão; verduras e hortaliças: vagem, pepino, couve-flor, brócolis, chuchu, tempero verde, beterraba, abobrinha, pimentão (verde, vermelho e amarelo), alho e cenoura.

A última etapa do curso foi celebrada com um almoço que contou com a presença do Prefeito Deyvisonn de Souza, do Vice Prefeito Lourival Izidoro e sua esposa, da Secretária de Assistência Social Raquel Cardoso, da Secretária de Desenvolvimento Econômico, Agropecuário, Pesca e Meio Ambiente Edejane Pereira.

Em seu discurso, o prefeito enfatizou a importância da participação das produtoras no curso e aproveitou o momento para incentivar as participantes em produzir produtos que possam ser expostos e vendidos em eventos que envolvem a feira do produtor, além do evento que teremos em agosto, com o 1º Desafio de Mountain Bike – Caminhos de Anita, que trará ao município cerca de mil pessoas entre participantes e visitantes. São nestes eventos que a população poderá expor os produtos que produzem em nosso município, sejam alimentícios ou de artesanato.

As produtoras agradeceram o pedido atendido e demonstraram interesse na participação de outros cursos que as capacitem e as auxiliem no aumento da fonte de renda familiar.